Produção sustentável em assentamentos no Acre ganha novo fôlego

12 de maio de 2016 | Notícias

maio 12, 2016 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) assinou ontem um termo de cooperação técnica com o governo do Acre, o INCRA e a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Acre a fim de unir esforços para fortalecer a produção familiar em assentamentos de reforma agrária no Estado.

As principais ações visam à geração e à disseminação de informações estratégicas sobre preservação ambiental, assistência técnica, produção sustentável e acesso a crédito, além de sistemática avaliação, controle e monitoramento de políticas públicas implementadas.

“Buscamos a qualificação e a consolidação da agricultura familiar, em especial nos assentamentos, com estímulo ao desenvolvimento sustentável, às necessidades socioeconômicas e a gestão produtiva”, afirma a coordenadora regional do IPAM no Acre, Jarlene Gomes.

Durante a cerimônia de assinatura, o governador Tião Viana falou da vantagem de unir diferentes parceiros. “O que estamos fazendo aqui é juntando todos os que buscam melhorar as condições de produção nos nossos assentamentos, sejam órgãos do Estado, da União e dos trabalhadores, e propondo um trabalho conjunto de fortalecimento da nossa produção familiar.”

Há 128 assentamentos de reforma agrária no Acre, com mais de 26 mil famílias. Até 2014, 42% da floresta nessas localidades havia sido desmatada, especialmente naqueles decorrentes de projetos de colonização e nos modelos convencionais, que não levavam em consideração a preservação da floresta. “Um novo modo de produção é possível”, afirma a coordenadora do IPAM. “Mas, para isso, precisamos do apoio e dos esforços de todos.”

Confira aqui o termo de cooperação.

Saiba mais sobre desmatamento em assentamentos na Amazônia.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...