Virada Parlamentar Sustentável impactou 88 propostas no Congresso

20 de março de 2024 | Notícias

mar 20, 2024 | Notícias

Por Lucas Guaraldo*

Foi celebrada na última quarta-feira, dia 13 de março, a cerimônia de encerramento da primeira Virada Parlamentar Sustentável, criada para promover o debate e envolver congressistas nos debates mais atuais da agenda ambiental. Ao todo, 37 eventos, dentre atos, audiências públicas e seminários, foram realizados pela Virada na Câmara e no Senado, impactando cerca de 88 propostas legislativas nas áreas de meio ambiente, ciência, educação e economia.

Além de subsídios técnicos para a produção dos materiais da Virada, pesquisadores do IPAM Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participaram de três audiências públicas focadas nas áreas de educação ambiental, justiça climática e mercado de carbono. As ações, iniciadas em maio de 2023, contaram com a participação de 65 organizações da sociedade civil relacionadas ao meio ambiente e à proteção da biodiversidade.

“A Virada Parlamentar Sustentável é um movimento que nasceu da união e do esforço colaborativo das organizações da sociedade civil e tem sido uma força propulsora para as mudanças necessárias na política ambiental brasileira e aponta para um futuro em que o Brasil possa assumir a liderança ambiental global pelo exemplo”, declarou a deputada Socorro Neri (PP-AC), coordenadora da Frente Parlamentar de Transição Climática Justa durante o evento.

Ao longo da celebração, foram realizadas reuniões de planejamento para a segunda edição da Virada Parlamentar Sustentável, prevista para maio e junho de 2024. No seu segundo ano de realização, o evento pretende abordar o negacionismo climático e pautas relacionadas à justiça climática, além de fornecer dados que qualificam o debate nas eleições municipais, em outubro.

Audiências Públicas

Nos dias 27 e 28 de setembro, Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM e Eugênio Pantoja, diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, participaram de audiências públicas realizadas no âmbito da Virada Parlamentar Sustentável. Durante os dois dias de evento, foram discutidas a inclusão da educação climática no currículo escolar brasileiro e o papel dos créditos de carbono no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em outubro, Patrícia Pinho, diretora adjunta de Ciência do IPAM, participou do debate a respeito dos impactos sociais das mudanças climáticas na produção de alimentos e na qualidade de vida de pequenos produtores rurais e das pessoas em situação de pobreza. Também foram apresentados dados do IPAM sobre o impacto das mudanças climáticas nas comunidades em maior situação de pobreza do bioma Amazônico.

Jornalista do IPAM, lucas.itaborahy@ipam.org*

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...