Sobre o Saúde e Alegria, o papel da sociedade civil e a democracia

27 de novembro de 2019 | Notícias, Opinião

nov 27, 2019 | Notícias, Opinião

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) presta sua solidariedade ao Projeto Saúde e Alegria, ONG baseada em Santarém, no Pará, que ontem foi alvo de uma ação de busca e apreensão de equipamentos e documentos em seu escritório por parte da Polícia Civil, o que interrompeu o importante trabalho que conduz na região.

Acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido pelo Saúde e Alegria há duas décadas e seu esforço para apoiar comunidades rurais carentes – com frequência em locais onde o poder público tem dificuldade de chegar. Por isso, vemos com preocupação os atuais questionamentos sobre atividades do Saúde e Alegria e sobre a atuação de outras organizações do gênero, que surgiram a reboque do caso.

Uma sociedade civil organizada é peça fundamental dentro de um sistema democrático, como o que rege o Brasil. Onde há carências sociais e ambientais de difícil resolução, e infelizmente ainda há muitas no país, a parceria entre terceiro setor e o Estado ajuda a suprir necessidades, traz novos olhares e inovação para a solução de problemas comuns, e gera conhecimento para o crescimento da nação.

Tal modelo tem rendido bons frutos em todo o país, inclusive pelas ações exercidas pelo Saúde e Alegria, que ao longo de sua trajetória colecionou prêmios pela excelência dos resultados apresentados.

O IPAM espera o esclarecimento célere dos fatos ligados ao caso, com transparência, cuidado e respeito à idônea história desta organização, assim como ao papel da sociedade civil organizada num país democrata.

Leia também: Mais de cem entidades manifestam apoio ao PSA

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...