Projeto incentiva agricultura familiar e cria casa de farinha artesanal no Pará

8 de março de 2019 | Notícias

mar 8, 2019 | Notícias

O projeto “Apoio ao desenvolvimento Sustentável de Comunidades Rurais do Tapajós” inaugurou uma casa de farinha artesanal na comunidade São Raimundo no município de Rurópolis, no Pará, na última sexta-feira (1). A iniciativa é realizada pelo IPAM e pelo instituto Louis Dreyfus em parceria com sindicatos e instituições governamentais.

O empreendimento poderá servir de modelo para a regularização sanitária da produção de derivados da mandioca na região Tapajós uma vez que a estrutura é adaptada à realidade da agricultura familiar e recebeu a Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Rurópolis, se tornando a primeira instalação de derivado de mandioca do município regularizada junto a esta secretaria.

Um dos beneficiários é o produtor Lourival Soares de 64 anos. Ele produz farinha de mandioca há mais de dez anos. Com o apoio do projeto, a produção obedece a todos os padrões de higiene, segurança e meio ambiente garantindo um produto final de qualidade.

O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região fomentando as cadeias produtivas da agricultura familiar por meio do aumento de renda e autonomia econômica dos produtores. Também faz parte da iniciativa a comunidade Santarenzinho, ao todo são beneficiadas 34 famílias de produtores em 16 estabelecimentos rurais.

Para melhorar o modo de vida das comunidades foi realizado um diagnóstico socioeconômico e ambiental. Além disso, as famílias são orientadas sobre regularização ambiental, recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e apoio à comercialização.

Para o coordenador regional do IPAM em Itaituba, Edivan Carvalho, o projeto já demonstra um resultado muito positivo. “Conseguimos provar que é possível sair de um modelo de produção rústico para um modelo de produção artesanal onde você consegue agregar tecnologias e licenciamento ambiental permitindo dar escala à produção familiar.”

Além das casas de farinha artesanais instaladas, o projeto está apoiando sistemas produtivos ligados à pesca artesanal, criação de pequenos animais, horticultura e sistemas agroflorestais.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...