Primeiro dia do III Simpósio SSAF Cacau discute produção e sustentabilidade

12 de junho de 2024 | Notícias

jun 12, 2024 | Notícias

Karina Custódio*

O III Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro teve início nesta quarta-feira (12), em Altamira (PA). Os painéis do dia trataram sobre indicadores de sustentabilidade, rastreabilidade, gestão e serviços ambientais. Pesquisadores, produtores rurais e representantes do governo participaram das mesas de discussão.

Durante a abertura, Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), contou a história de criação do evento se relaciona com o próprio processo de consolidação da produção do cacau.

“Falar sobre cacaueiro é sempre um prazer, porque é falar sobre memórias, laços, e parte da cultura na Amazônia é falar sobre a histórias de pessoas, de diversos atores que se empenharam para que o cacau na região transamazônica fosse um sucesso.”

Quatro painéis foram apresentados no primeiro dia. Graciela Froehlich pesquisadora do IPAM, iniciou o primeiro, apresentando o projeto Cadeias sustentáveis no Estado do Pará que mapeou a presença de indicadores de sustentabilidade na produção de cacau de seis municípios. Froehlich explica o que são esses indicadores.

Elias Serejo/IPAM

“Ao ir numa consulta, o médico passa uma série de exames e todos eles nos mostram se estamos saudáveis ou não. E para definir os indicadores de sustentabilidade, temos uma lista parecida. Olhamos para a qualidade do solo, o uso de bioquímicos, a venda dos produtos e todos esses itens permitem definir se a produção causa um impacto socioambiental positivo”.

Entre a formas de fomento da produção cacaueira apresentadas no Simpósio está a rastreabilidade da cadeia de produção. Clecivaldo Ribeiro, representante do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), apresentou a plataforma “AgroBrasil + Sustentável”, que será lançada em julho e auxiliará na rastreabilidade das cadeias brasileiras.

“Essa plataforma possibilitará informar mercados nacionais e internacionais sobre a conformidade da produção de pequenos, médios e grandes produtores rurais com regras socioambientais”, enfatizou.

O Simpósio seguirá com programação até quinta-feira (13). Além de participar presencialmente, também é possível acompanhar o evento online, por meio da transmissão no YouTube.

Parceiros

Organizado pelo IPAM, pela SBSAF (Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais), pela União Europeia, através da Deutsche Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e pelo Governo do Estado do Pará, por meio da SEDAP (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca). O simpósio contou ainda com o apoio de parceiros importantes como a Embrapa, a UFPA (Universidade Federal do Pará), a FVPP (Fundação Viver, Produzir e Preservar), a AIPC (Associação das Indústrias Processadoras de Cacau), o CocoaAction Brasil, a Prefeitura de Altamira e a Fundação Walmart.

Veja a programação:
Dia 13/06/2024 (Quinta-feira) – MANHÃ.
08:30h – PAINEL 5: A CACAUICULTURA PARAENSE: SUSTENTABILIDADE, POLÍTICA PÚBLICA E PERSPECTIVAS PARA A COP 30 EM BELÉM.
Moderação: Maria Lucimar – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

Palestra 5.1: A Cacauicultura no Estado do Pará: Contribuições para a Sustentabilidade – José Raul Guimarães – CEPLAC (20 min).

Palestra 5.2 O Novo Regulamento EUDR e o Impacto na Cadeia Produtiva. Ana Gutierrez (Delegação da UE).

Palestra 5.3: Plano Inova Cacau 2030: Estratégias para Fomentar o Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Cacau no Brasil – Lucimara Chiari – Diretora da CEPLAC e Guilherme Salata – Diretor do CocoaAction Brasil (20 min).

Palestra 5.4: A COP 30 no Estado do Pará: Oportunidades e Perspectivas a partir da Cacauicultura em Sistemas Agroflorestais Sustentáveis – Renata Ribeiro de Souza Nobre– Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado (20 min).

Sessão de Perguntas e respostas (20 min).

Vídeos: COP 30 NO ESTADO DO PARÁ (Governo do Pará)

Jornalista do IPAM*

Foto de capa: Elias Serejo*



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...