Plano estadual da agricultura familiar é aprovado em Mato Grosso

4 de julho de 2017 | Notícias

jul 4, 2017 | Notícias

Representantes do governo e sociedade civil se reuniram na última quinta-feira (29) para votar o documento que norteará o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar mato-grossense. A minuta do Plano Estadual da Agricultura Familiar do Mato Grosso (PEAF-MT) foi discutida e aprovada durante a 1ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) em Cuiabá.

O documento tem como objetivo proporcionar uma visão estratégica de curto, médio e longo prazo para a ação governamental e parceiros no que tange à agricultura familiar, além de dar visibilidade à diversidade do pequeno produtor e propor a otimização e transparência do uso dos recursos públicos.

Para o diretor de políticas públicas e gestão territorial do IPAM, Eugênio Pantoja, o plano estabelece diretrizes para a produção da agricultura familiar focando em desenvolvimento econômico e conservação. “Este compromisso proporciona processos que se adaptem à realidade territorial e cultural dos produtores. Além disso, traz como benefícios o aumento de alimentos consumidos no próprio estado, a garantia de segurança alimentar, a geração de renda, a manutenção do trabalhador no campo e  a conservação ambiental”, afirma Pantoja.

A minuta foi elaborada de forma participativa. Foram realizados oito encontros regionais entre os meses de fevereiro e abril desse ano. Os eventos mobilizaram cerca de 880 pessoas, oriundas de 99 municípios (70% dos municípios de Mato Grosso). Os participantes debateram sobre o futuro da agricultura familiar pautados pelos eixos temáticos: regularização fundiária e ambiental; produção sustentável; agregação de valor e comercialização; assistência técnica e extensão rural; governança, gestão e territorialidade.

O superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF-MT), George Luiz de Lima, explica que agora o documento segue para o gabinete de comunicação do estado para formatação final e será lançado oficialmente no dia 30 de agosto. Após o lançamento será criado um grupo de trabalho intragovernamental. “Esse grupo será responsável por adequar o planejamento dos órgãos ao PEAF para que tenha uma sinergia entre financiamentos disponíveis e as ações necessárias para colocar o plano em prática”, afirma Lima.

arquivo_000

Sobre o PEAF-MT

O PEAF-MT, que é o primeiro plano do estado para a agricultura familiar, é coordenado pelo CEDRS, com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), do Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), do Instituto Centro de Vida (ICV) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O plano tem uma proposta de longo prazo até 2030 e será revisto anualmente pelo CEDRS.

 

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...