Parceria com Prefeitura de Pacajá promove ampliação da feira da produção familiar

13 de janeiro de 2017 | Notícias

jan 13, 2017 | Notícias

Os habitantes de Pacajá (PA) terão mais alimentos frescos à disposição e os produtores locais, melhor estrutura para comercializar seus produtos em 2017, com uma parceria com nasce em janeiro entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) e agricultores familiares do município.

Em reunião na semana passada, representantes da secretaria, do sindicato e parceiros se uniram para ampliar a feira de produção familiar, realizada quinzenalmente desde maio de 2016 com a ajuda do IPAM, INCRA e Fundação Viver Produzir e Preservar: o STTR e o IPAM identificarão novos produtores interessados em comercializar seus produtos e a SEMDE avaliará um local fixo apropriado para realização da feira, além de apoiar o transporte dos produtos da área rural até a sede do município.

“Trabalharemos para que a feira continue. Essa iniciativa tem um grande potencial para fortalecer e alavancar a produção agrícola do município. Por isso, queremos incentivar os agricultores familiares para que comercializem seus produtos e, dessa forma, gerar desenvolvimento econômico para a região”, afirmou o secretário, Ricardo Adriano Santos.

A feira ocorre no âmbito do contrato de assistência técnica firmado entre IPAM e INCRA para o Projeto de Assentamento Bom Jardim, com o objetivo de incentivar agricultores familiares, incluindo beneficiários do Projeto Assentamentos Sustentáveis da Amazônia (PAS), a comercializarem seus produtos e promover a geração de renda nas propriedades rurais. Com o sucesso do projeto, a iniciativa foi ampliada para atender um número maior de agricultores beneficiários do PAS.

A coordenadora do IPAM em Altamira, Lucimar Souza, define a parceria como fundamental para a continuidade do projeto. Segundo ela, a soma de esforços dos antigos parceiros e da nova gestão municipal permitirá que a feira passe a acontecer semanalmente.

“A feira surgiu de um anseio dos produtores que não conseguiam acessar a rede de comercialização dos mercados institucionais e tem gerado resultados interessantes. Ela é dinâmica, os produtos são comercializados no dia seguinte à colheita e os produtores recebem o pagamento na hora”, explica Souza. “Essa modalidade de comercialização gera uma satisfação enorme nas famílias participantes, contribui com a renda e, como efeito, promove diversificação da produção nos lotes e consequente melhoria da segurança alimentar das famílias envolvidas.”

Os agricultores estão satisfeitos com a comercialização na feira e acreditam que a parceria com a Prefeitura de Pacajá será importante para o desenvolvimento da agricultura local. “Antes eu vendia meus produtos no mercado municipal, para atravessadores, a um preço muito baixo, e isso me desestimulava a continuar. Com a feira, temos um incentivo para plantar, porque agora temos um lugar para comercializar a um preço justo”, afirma o agricultor Raimundo Salles da Silva, participante do projeto.

“A feira melhorou a renda do lote e está contribuindo para o sustento da minha família. Com a feira em lugar fixo poderemos vender os produtos semanalmente, o que aumentará nossa renda”, diz a agricultora Felisbela Maria Costa dos Santos.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...