O que podemos aprender com as ciências tradicionais dos indígenas?

24 de junho de 2021 | Notícias

jun 24, 2021 | Notícias

Para atingir um desenvolvimento amazônico sustentável, inclusivo, socioambiental e economicamente próspero, é fundamental não só reconhecer e respeitar os direitos dos povos originários, mas o conhecimento tradicional que eles detêm. Por isso, o Amazoniar discute na próxima quinta-feira (01/07), a partir das 14h (horário de Brasília), a importância das ciências tradicionais e o que a sociedade pode aprender com elas.

Participam do debate a líder indígena da etnia Wapichana e gestora ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sinéia do Vale, e o pesquisador sênior no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Antonio Donato Nobre. A moderação será feita pela pesquisadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), ponto focal dos projetos ligados à pauta indígena na instituição, Martha Fellows.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom, com tradução simultânea para o inglês. Clique aqui para acompanhar.

Sobre o projeto

O Amazoniar surgiu com o intuito de promover um diálogo global sobre a floresta amazônica, a fim de ampliar o debate a respeito de sua influência entre a relação do Brasil com o resto do mundo.

No segundo clico, o foco principal são os povos indígenas e o seu papel como principais aliados no combate ao desmatamento e na conservação da floresta, sua contribuição para a ciência e para a cultura, bem como seu impacto no desenvolvimento sustentável da região. Os encontros desta temporada estão marcados para ocorrer duas vezes ao mês até o dia 15 de julho.

Confira o calendário dos próximos episódios e os temas a serem abordados:

1º de Julho – Ep 09: O que podemos aprender com as ciências tradicionais?

15 de Julho – Ep 10: Integração Pan-amazônica: inúmeras culturas em um só bioma.

Assista aos episódios anteriores aqui.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...