Novo aplicativo auxilia povos indígenas a se protegerem da covid-19

4 de setembro de 2020 | Notícias

set 4, 2020 | Notícias

Por Sara R. Leal¹

Com o intuito de apoiar os povos indígenas da Amazônia Legal a enfrentarem o novo coronavírus, a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) lançam hoje (4/9) um aplicativo gratuito, com informações detalhadas dos casos de covid-19 na região: o Alerta Indígena COVID-19.

A partir de dados do Ministério da Saúde, o aplicativo mapeia e atualiza periodicamente a situação da pandemia em cidades num raio de 100 quilômetros ao redor de cada terra indígena da região. Essa informação ajuda a reduzir os riscos de contaminação entre as aldeias e as cidades, caso indígenas precisem se deslocar a uma sede de município próxima.

O Alerta Indígena COVID-19 traz ainda outras funcionalidades, como reunir os dados de casos confirmados e óbitos nos 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) da Amazônia brasileira, a partir de informações levantadas em boletins informativos e notas de falecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), informações de lideranças e organizações de rede da COIAB, e profissionais de saúde indígena. Também permite que indígenas de referência da COIAB façam o registro de novos casos de covid-19 entre esses povos nos nove estados da Amazônia.

“O aplicativo será um novo instrumento para o monitoramento que a COIAB vem realizando desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020. Esse levantamento de informações, além de orientar nossas estratégias e ações de combate a covid-19, tem revelado também a subnotificação dos órgãos públicos e como o novo vírus nos atinge de forma diferenciada e grave”, explica o vice-coordenador da COIAB, Mário Nicácio Wapichana.

Grupo de risco

Os povos indígenas são especialmente vulneráveis ao novo coronavírus, apresentando uma taxa de incidência 249% maior do que a média nacional e de mortalidade 224% mais alta, em análise feita com casos registrados até 28 de agosto. Sistemas deficientes de cuidados específicos a essa população, um baixo grau de imunidade indígena a patógenos exógenos ao seu ambiente, e a invasão de terras indígenas por atores que podem levar o vírus para dentro dos territórios e comunidades são alguns motivos por trás de números tão alarmantes.

“Além do uso pelos próprios indígenas, o aplicativo permite a identificação rápida das áreas críticas, para que ações mais eficientes e pontuais contra o avanço da covid-19 sejam tomadas por lideranças e organizações”, afirma a pesquisadora do IPAM Martha Fellows, que coordenou o desenvolvimento do aplicativo.

O app Alerta Indígena COVID-19 pode ser baixado gratuitamente no site da COIAB (versão Android).

 

¹Jornalista e analista de Comunicação no IPAM, sara.pereira@ipam-staging.chama7.com

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...