Nota de pesar pela morte de Heder Queiroz, parceiro do Instituto Socioambiental

10 de maio de 2021 | Opinião

maio 10, 2021 | Opinião

O IPAM lamenta profundamente a perda de Heber Queiroz, parceiro em Mato Grosso, plantador de árvores e de sonhos. Enviamos nossos sentimentos aos parceiros do Instituto Socioambiental, a seus amigos e à família e Heber.

“Heber Queiroz Alves começou como semente.

Estagiário, deu os primeiros passos no Instituto Socioambiental (ISA) em 2007, quando tinha apenas 22 anos e um olhar de conhecedor dos caminhos do Xingu e do Araguaia, no Mato Grosso. Era técnico de geoprocessamento. Fazia mapas.

Então germinou.

Sempre atencioso e dedicado, ele fez os mapas das primeiras agroflorestas plantadas com as muvucas, as famosas misturas de sementes florestais. Isso foi durante a campanha Y Ikatu Xingu, ou Salve a Água Boa do Xingu, que mostrou ao mundo a importância da recuperação e proteção das nascentes do rio Xingu.

E foi crescendo.

Passou a coordenar a Adequação Socioambiental do ISA em Canarana (MT), com destaque para os projetos e iniciativas de Restauração Florestal. Em uma entrevista publicada em 2019, Heber disse que “um dos grandes ganhos do trabalho [de plantar florestas] foi unir pessoas com visões de mundo diferentes, mas todos trabalhando em prol do bem comum.”

Quem trabalhou com Heber sabe do privilégio que teve. Sua voz doce e calma, sempre perseverante e responsável, ofertava respeito e amor pelos parceiros de jornada. Falava generoso com todo mundo. Produtor rural, indígena, assentado, jornalista, colega, pesquisador, não importa. Trazia força, trazia paz.

E sua sabedoria se multiplicou.

Heber Queiroz Alves, 36 anos, marido e pai amoroso, profissional competente e dedicado. Corintiano roxo, bom de xadrez, casado com Bruna Dayanna, diretora da Associação Rede de Sementes do Xingu. Família de plantadores de florestas. Muitas florestas.

Heber ajudou a plantar mais de 6 mil hectares de florestas, ou pelo menos 18 milhões de árvores. Acreditava em um futuro melhor para seus filhos, Lívia e Breno. E, para nossa sorte, acreditava em um futuro melhor para os filhos de todos nós.

Ele nos deixou nesta segunda-feira (10/5) vítima da Covid-19 em Barra do Garças (MT), onde estava internado.

Obrigado, Heber.

Você é e sempre será um exemplo de compromisso com a vida.”

Texto reproduzido do Instituto Socioambiental.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...