Nota de pesar: parte Fátima Barros, liderança quilombola defensora do Cerrado

7 de abril de 2021 | Artigos

abr 7, 2021 | Artigos

Fátima Barros, esta é a admirável raiz que queremos lembrar hoje e sempre. Mulher, negra, quilombola, liderança comunitária e nacional em defesa do Cerrado.

Referência na luta social, Fátima se foi nesta terça-feira, dia 6 de abril, como mais uma vítima da covid-19. Sua força e exemplo deixam um legado de resistência e de luta.

Ao longo de sua história, ela foi presença constante em mobilizações, compartilhando saberes e defendendo os direitos dos povos do Cerrado.

O IPAM sente imensamente a perda e a lacuna que Fátima deixa na proteção dos povos e das comunidades tradicionais e de seus territórios.

Enviamos toda a solidariedade à comunidade Ilha de São Vicente, situada em Araguatins, no Bico do Papagaio (TO), na qual Fátima fazia sua morada, bem como a todos os familiares e amigos.

Que os esforços de Fátima não sejam em vão e que eles consigam permear os corações e a coragem de quem fica por aqui, inspirando os caminhos da luta pelos povos quilombolas e por tantas outras comunidades tradicionais do nosso país.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...