Nota de pesar: IPAM se despede de Gordon Moore, cientista e filantropo

25 de março de 2023 | Opinião

mar 25, 2023 | Opinião

É com pesar que o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) recebe a notícia sobre a partida do cofundador da Intel e filantropo Gordon Moore na última sexta-feira (24), aos 94 anos de idade.

Além de fundar empresas de sucesso no ramo da tecnologia, o cientista previu em 1965 que o número de transistores em um chip de computador – que determina a velocidade, a memória e a capacidade de um dispositivo eletrônico – dobra a cada ano. A previsão veio a ser conhecida como Lei de Moore e estimulou revolução dos computadores pessoais e smartphones.

Durante sua vida, ele também se dedicou a projetos de conservação ambiental e ciência. Junto com sua esposa ele fundou a Gordon and Betty Moore Foundation, que doou mais de US$ 5,1 bilhões para causas beneficentes desde sua fundação em 2000.

O IPAM, como uma das organizações beneficiadas em diversos projetos pela Fundação, agradece a contribuição de Moore, tanto por suas descobertas – responsáveis por grande progresso na indústria eletrônica – quanto por seu engajamento em busca de um planeta mais habitável para as gerações presentes e futuras, apoiando inclusive a educação de jovens cientistas. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...