Nota de pesar: em homenagem a Betty Moore e seu legado na filantropia

15 de dezembro de 2023 | Opinião

dez 15, 2023 | Opinião

Betty Irene Moore faleceu na terça-feira (12), aos 95 anos, rodeada pela família e em paz, conforme comunicado emitido pela Fundação Gordon e Betty Moore, criada por Betty e seu marido, Gordon, nos anos 2000. O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) presta homenagens e evidencia o legado de Betty na filantropia mundial em clima e meio ambiente.

O apoio a pesquisas e projetos na área das mudanças climáticas ainda é incipiente: segundo relatório da Fundação ClimateWorks, apenas 1,6% das doações filantrópicas em 2022 foram direcionadas ao clima. Tendo uma relação especial com a natureza desde criança, Betty fez da conservação uma de suas prioridades.

“Que a vida, a memória e o trabalho de Betty Moore sejam lembrados e celebrados. Seus frutos, há mais de vinte anos, fomentam a ciência e a ação em benefício do planeta”, afirma André Guimarães, diretor executivo do IPAM.

No instituto, as iniciativas apoiadas pela Fundação Gordon e Betty Moore abrangem diversas áreas, com a produção de ciência e de soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável, além da formação de pesquisadores e atuação para a criação do Consórcio da Amazônia Legal. “Seu legado para a Amazônia e para o planeta é, sem dúvida, imenso”, acrescenta Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM.

A relação de parceria entre o Instituto e a Fundação se fortalece junto com os ganhos para a sociobiodiversidade em cada atuação conjunta.

Capa: Betty Moore (Reprodução/Fundação)

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...