Mutirões atendem 226 produtores rurais para validação de CAR no Pará

28 de maio de 2024 | Notícias

maio 28, 2024 | Notícias

Por Mariana Güths*

Mutirões realizados em Brasil Novo, Vitória do Xingu e Medicilândia, municípios do Pará, apoiaram produtores rurais na análise e validação de 226 CARs (Cadastro Ambiental Rural). A iniciativa é fruto da parceria entre o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), SEMAS-PA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) e as secretarias municipais de Meio Ambiente.

De acordo com a SEMAS-PA, 91% das áreas cadastráveis de CAR destes municípios já estão inscritas. No entanto, é necessário acelerar a validação destes imóveis rurais.

Sirleia Fernandes Serafim de Almeida, agricultora familiar do município de Medicilândia, uma das produtoras beneficiadas pelo Projeto Sustenta Inova do IPAM e parceiros, participou do mutirão. Ela conta que ao facilitar a regularização de terras, ações como estas aumentam as chances de conseguir créditos no banco.  “Com isso, nós que temos o plantio, podemos conseguir o dinheiro para comprar um arame, comprar uma tela para criar galinha, fazer uma horta.”, argumenta.

O objetivo dos mutirões é descentralizar a ação da SEMAS-PA para que os municípios habilitados possam realizar essas demandas através das secretarias municipais de meio ambiente. O IPAM apoia a ação promovendo o fortalecimento da gestão municipal de meio ambiente, contribuindo para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de criar interações entre os agricultores e os servidores municipais.

Bruna Balieiro, analista de pesquisa do instituto, explica como funcionou a articulação. “Em outubro de 2023, nós promovemos uma capacitação para os técnicos das secretarias municipais de meio ambiente, com o objetivo de nivelar o conhecimento sobre a pauta e melhorar o atendimento às demandas de regularização ambiental da região. Agora, foram organizados os mutirões nos quais as equipes capacitadas das secretarias municipais de meio ambiente, juntamente com a equipe estadual da SEMAS-PA, puderam promover a regularização ambiental por meio da análise e validação do CAR, garantindo uma gestão mais sustentável dos recursos naturais”, destaca.

 

Compensação por serviços ambientais

Além da validação do CAR, a ação possibilitou o reconhecimento de alguns proprietários que atendem aos critérios do Projeto Floresta +, permitindo que fossem selecionados para receber compensações pelos serviços ambientais que prestam, já que para participar é necessário: ter um imóvel rural de até 4 módulos fiscais; ter o Cadastro Ambiental Rural registrado, analisado e validado; não possuir histórico de infrações ambientais; possuir pelo menos um hectare de vegetação nativa; e, em casos passivos ambientais, ter aderido ao programa de Regularização Ambiental.

Os produtores que atenderem aos requisitos, podem ser selecionados ou inscritos para receberem compensações financeiras por promoverem a conservação de vegetação nativa e por contribuírem para a recuperação de florestas. Essa iniciativa visa incentivar a conformidade dos proprietários rurais com as regulamentações ambientais, promovendo assim a conservação e recuperação de ecossistemas.

Os mutirões de análise e validação de CAR são atividades apoiadas pelos projetos Sustenta e Inova, que tem incentivo da União Europeia e PDRSX 031/2013 – Fortalecimento das Secretarias Municipais de Meio Ambiente para o Cumprimento das Políticas na Região Transamazônica e Xingu – que é financiado pelo PDRSX. Ambos abrangem os municípios do Pará: Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapu e Pacajá.

*Estagiária sob supervisão de Sara Leal

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...