Mutirão Sustenta e Inova regulariza CAF em cinco cidades do Pará

30 de maio de 2025 | Notícias

maio 30, 2025 | Notícias

Por Nikole Cantoara*

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) promoveu mutirões nos municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Brasil Novo, Medicilândia e Pacajá, no Estado do Pará, com o objetivo de emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

A iniciativa ocorreu durante o mês de maio, no âmbito do projeto Sustenta e Inova, e contou com apoio dos STTR locais (Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), participação do (ADEPARÁ) Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e do programa Floresta+ Amazônia do (SEMAS-PA) Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará.

A ação teve como principal objetivo garantir o acesso de agricultores ao CAF, documento que assegura o acesso a políticas públicas e benefícios à agricultura familiar. No total, foram emitidos cerca de 80 novos documentos e atualizados os cadastros dos agricultores já inscritos.

 

Mutirão na cidade de José Porfírio no dia 14 de maio (Ana Julia Moreira dos Santos/IPAM)

 

Segundo contou o agricultor José Ferreira Dias, beneficiário do projeto Sustenta e Inova, o CAF facilitaria não apenas a sua aposentadoria, mas também o desenvolvimento de outras atividades essenciais ao seu trabalho no campo: “Esse documento vai me servir para muitas coisas, como a venda de um cacau ou de um gado. Ele vai me ajudar em tudo”, relatou.

A regularização do CAF permite que os agricultores tenham acesso, por exemplo, a aposentadoria rural, crédito bancário e participação em mercados institucionais. Dessa forma, fomenta a permanência dos produtores na atividade rural.

“O CAF tem se tornado um documento tão importante que, com o passar do tempo, pode ser tão essencial quanto o RG ou CPF. Sua regularização reflete os objetivos do Sustenta e Inova justamente porque o projeto visa promover a sustentabilidade e a inovação do agricultor dentro da propriedade., viabilizando um desenvolvimento econômico, social, ambiental e ecológico”, diz Ana Julia Moreira, técnica de Pesquisa do IPAM e uma das organizadoras da ação.

Projeto Sustenta e Inova

Os mutirões integram as atividades do Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia, coordenado pelo Sebrae no Pará e executado pelo IPAM na região da Transamazônica e Xingu. A proposta do projeto é oferecer assistência técnica aos produtores e produtoras rurais, promover a inovação na agricultura e incentivar práticas agrícolas sustentáveis.

Além de facilitar o acesso ao CAF, o Sustenta e Inova contribui para o incremento de renda dos agricultores familiares fortalecendo o empreendedorismo rural, garantindo a melhoria na qualidade de vida e promovendo maior produtividade e uma participação mais ativa nas atividades rurais.

*Estagiária de Comunicação 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...