Morre Dalton Valeriano, referência na proteção da Amazônia

6 de junho de 2025 | Notícias

jun 6, 2025 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) manifesta profundo pesar pela morte do geofísico Dalton de Morisson Valeriano, aos 69 anos, na última quinta-feira (5). Pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Valeriano dedicou sua vida à proteção das florestas tropicais.

O pesquisador foi um dos idealizadores da estruturação do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal) e da implementação do Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), ferramenta para mapear o desmatamento e outras alterações na cobertura florestal da Amazônia.

Segundo a diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, Valeriano foi um “visionário” no monitoramento de florestas tropicais e seus feitos foram determinantes para transformar a forma como o Brasil e o mundo enfrentam o desmatamento. “A operacionalização do sistema Deter foi fundamental para termos uma resposta rápida para a redução do desmatamento”, afirma.

Formado em biologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestre em sensoriamento remoto pelo Inpe e doutor em geografia pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, Valeriano era especialista em monitoramento de desmatamentos e incêndios por imagens de satélite.

Em nota oficial, o Inpe o homenageou como um “visionário da floresta”, responsável por revelar ao Brasil a real situação da Amazônia. Para o IPAM, sua partida representa uma perda irreparável para a ciência brasileira e para todos que atuam na defesa das florestas.

O IPAM se solidariza com familiares, amigos e colegas de Dalton Valeriano neste momento de dor. Seu legado permanece vivo na luta pela preservação da Amazônia e no compromisso com a verdade científica.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...