Modelo de assistência técnica rural desenvolvido na Resex Tapajós-Arapiuns vai inspirar políticas públicas

2 de dezembro de 2015 | Notícias

dez 2, 2015 | Notícias

Uma iniciativa de Assistência Técnica e Extensão Rural desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém (PA), mostra que é possível inovar na hora de apoiar as comunidades tradicionais da Amazônia em busca soluções para seu desenvolvimento.

Desde 2014, o IPAM desenvolve em 22 comunidades da reserva um tipo de assistência técnica rural diferenciada, que procura estimular o potencial econômico dos extrativistas, sempre na lógica de trazer benefícios sociais aliados à conservação da floresta. São cerca de mil famílias de comunidades e povos tradicionais que vivem ao longo do rio Tapajós e que estão envolvidas em diversas atividades econômicas.

Entre as ações desenvolvidas pelo IPAM na Resex estão a fabricação de óleos de espécies nativas, aproveitamento de resíduos, produção de alimentos e enriquecimento nutricional, biojoias e móveis feitos de madeira reaproveitada da floresta. Um dos aspectos é o apoio preferencial às atividades com mulheres e jovens das comunidades.

A metodologia utilizada pelo IPAM na Resex Tapajós-Arapiuns será apresentada nesta quarta-feira, (2), às 14 horas, durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater,promovido pelo ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento vai até o dia 3 de dezembro no Parlamundi, em Brasília, e reúne técnicos, estudiosos e comunidades rurais de todo o país.

Modelo

A experiência do IPAM com a assistência técnica rural na Amazônia está dando tão certo que ela passará a integrar um documento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que servirá de referência para outras comunidades da região amazônica.

A versão deste ano do caderno: Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária trará ainda casos de sucesso selecionados em outras regiões do país. O documento integra o Plano de Inovação na Agricultura Familiar, executado pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria de Agricultura Familiar – SAF do MDA.

O objetivo é identificar, sistematizar e compartilhar referências inovadoras, com contribuição comprovada na ação de ATER e na implementação de políticas públicas, voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...