Brasileiros querem comprar produtos que sigam o Código Florestal

14 de junho de 2018 | Notícias

jun 14, 2018 | Notícias

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE/Rede Conhecimento Social, a pedido do Observatório do Código Florestal, mostra que 82% dos consumidores de grandes cidades brasileiras gostariam que os produtos que adquirem seguissem o Código Florestal, principal lei ambiental brasileira. Além disso, 60% declaram que pagariam um pouco a mais por esse produto.

A pesquisa mostra também que, espontaneamente, somente três em dez consumidores conhecem a lei pelo seu nome, mas a maioria entende seus principais dispositivos: as matas que protegem as margens dos rios, chamadas de áreas de preservação permanente (APPs), e a porção de floresta que cada propriedade rural precisa preservar, a reserva legal. Seis em dez conseguem relacionar o código à produção de alimentos.

“O acesso à informação é a base para um consumo mais consciente”, afirma a pesquisadora do IPAM Laura Braga. “Quanto mais conhecimento a pessoa tem, melhor ela percebe a ligação entre produção no campo, a importância do Código Florestal e melhores produtos na mesa.”

A pesquisa foi realizada em seis capitais (Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio e São Paulo) com 600 pessoas no segundo semestre de 2017, além de dois encontros para análise qualitativa, em outubro e em janeiro, com representantes de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, São Luís e Vitória. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de quatro pontos percentuais.

“Os consumidores têm se informado cada vez mais e melhor, e isso rebate no cumprimento do Código Florestal pelos produtores”, explica a secretária-executiva do OCF, Roberta Del Giudice. “O mercado precisa se adaptar, e as empresas devem garantir que sua cadeia produtiva cumpra a legislação. O setor que ainda não tem essa preocupação precisa correr atrás, ou vai perder espaço.”

Dentre os entrevistados, 67% vão às compras pelo menos uma vez por semana, e 85% afirmam que é importante saber a procedência do que consomem – quanto mais velho, mais clara é essa relação. Os jovens são os mais sensíveis ao desmatamento como problema ambiental.

Confira aqui mais dados da pesquisa “Consumo & Código Florestal”.

Saiba mais sobre a importância do Código Florestal no dia a dia da população.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...