IPAM vai até os maiores municípios produtores de açaí para fortalecer a cadeia

13 de abril de 2023 | Notícias

abr 13, 2023 | Notícias

POR LUIZA MELO*

Com o intuito de fortalecer a cadeia do açaí na região do Pará e a economia inclusiva nas comunidades produtoras, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) foi até os municípios que respondem por um terço de toda a produção no estado: Cametá e Igarapé Miri. Nos dias 3 e 4 de abril, a equipe discutiu com produtores de açaí, gestores públicos, representantes de associações e cooperativas o diagnóstico feito nas regiões com dados levantados pelo projeto “Cadeias produtivas sustentáveis no Estado do Pará”.

Foto: Erika de Paula/IPAM.

Em Cametá, segundo maior produtor de açaí do Pará, o debate ocorreu na comunidade de Jacaré Xingu e contou com a presença do secretário municipal de desenvolvimento econômico do município, José Raimundo Pompeu, e lideranças locais. A região, banhada pelo Rio Tocantins, é formada por dezenas de ilhas, onde os açaízais se destacam na paisagem. A comunidade é contemplada pelo projeto de assentamento agroextrativista, categoria criada pelo INCRA, que tem como objetivo explorar os recursos naturais por meio de atividades econômicas e ecologicamente sustentáveis dentro das comunidades extrativistas.

Foto: Erika de Paula/IPAM.

Em Igarapé Miri, considerada a capital mundial do açaí, a reunião teve a presença do secretário municipal de desenvolvimento econômico e trabalho, Ismael Araújo Fonseca, além de representantes dos sindicatos, produtores, associações e cooperativas.

Algumas ações prioritárias foram destacadas pelos atores-locais: estimular a manutenção da biodiversidade nas áreas produtivas; promover o processo de formação adequado para os técnicos e extensionistas em relação às práticas de manejo adequadas; diversificar as fontes de renda das famílias produtoras de açaí; fortalecer a união entre os produtores; estimular agroindústrias para agregação de valor nas cadeias produtivas.

“A participação dos atores locais na construção de estratégias para lidar com os principais desafios enfrentados na cadeia produtiva do açaí é fundamental se queremos conciliar desenvolvimento econômico, melhoria da qualidade ambiental e distribuição justa de renda a partir do manejo sustentável de produtos da floresta”, afirma a coordenadora do projeto pelo IPAM, Erika Pinto.

As visitas fazem parte do projeto “Cadeias produtivas sustentáveis no Estado do Pará”, liderado pelo IPAM em parceria com a Sedap-PA (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará), CELAPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e apoio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento). A iniciativa visa discutir a construção de estratégias para o fortalecimento da cadeia econômica e sustentável do açaí a partir de uma distribuição de benefícios e renda mais justa com maior qualidade ambiental. O projeto será finalizado em agosto com um seminário regional para apresentação das recomendações às comunidades produtoras de açaí do estado.

Estagiária sob supervisão de Sara Raira Leal*



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...