IPAM se solidariza com Txai Suruí e diz que manifestação é direito inegociável

31 de outubro de 2024 | Opinião

out 31, 2024 | Opinião

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) se manifesta com preocupação e indignação com a detenção pela Polícia da ONU da ativista indígena Txai Suruí, durante a COP16 da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia. O episódio representa a tentativa de silenciar um direito inegociável, o de livre manifestação.  

 No ambiente das conferências ambientais da ONU (Clima, Biodiversidade e Desertificação), as manifestações e críticas da sociedade são elemento central na construção de caminhos para nosso futuro. Inibir tais ações de grupos organizados como os indígenas, representados pela Txai, além de coibir a livre manifestação, dificultam a busca de soluções para alguns dos maiores desafios da atualidade.  

Txai Suruí usou o espaço legítimo, onde diversos atores internacionais discutem justamente o futuro da biodiversidade do planeta, para dar voz aos povos indígenas brasileiros preocupados com as consequências nefastas da imposição de um marco temporal no Brasil. 

Em estudo recente, o IPAM já demonstrou que o marco temporal não apenas ameaça os direitos territoriais indígenas, como coloca em risco a segurança climática da Amazônia e do país. 

Ao reprimir a líder indígena, vê-se uma dupla violência: contra a democracia e contra os povos e comunidades tradicionais que desejam apenas o direito legítimo de viver nas suas terras.  

É importante que não somente durante a realização das COPs, como a COP 30, por exemplo, seja garantido aos povos e movimentos sociais organizados, o direito e espaço para a manifestação de seus desafios e problemas. Só assim será possível a construção de uma agenda socioambiental efetiva. 

O IPAM se solidariza com Txai Suruí e espera que episódios como esses não voltem a se repetir. 

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...