IPAM participa de oficina sobre Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará

9 de novembro de 2023 | Notícias

nov 9, 2023 | Notícias

Por Mariana Güths*

Para dar início à implementação do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Estado do Pará, que leve em consideração as particularidades do território, foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro a primeira das cinco oficinas que ocorrerão até fevereiro de 2024, que são organizadas e conduzidas pela Malungu (Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará) com o objetivo de promover o diálogo entre comunidades da região, governo do Pará e organizações da sociedade civil.

A primeira oficina foi realizada no município de Santa Luzia do Pará (PA) e teve participação de mais de 40 lideranças de associações de comunidades quilombolas da região nordeste paraense, membros de organizações da sociedade civil, dentre elas o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), e do governo do Pará, por meio da SEMAS-PA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade).

A construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Estado do Pará é coordenada pela SEMAS-PA e conta com o apoio do IPAM, da TNC (The Nature Conservancy), com participação da Malungu, do CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas) e da FEPIPA (Federação dos Povos Indígenas do Pará).

“A elaboração da política estadual de REDD+ no Pará tem como um de seus pilares a co-construção, que envolve a participação direta de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais (PIQCTs) no processo.” explica Gustavo Furini, pesquisador de políticas públicas do IPAM.

Segundo ele, a realização da oficina serviu para que a Malungu convocasse suas bases para um momento de diálogo e troca com as comunidades quilombolas do nordeste paraense a respeito da construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará.

Para o coordenador da Malungu, Aurélio Borges, “momentos como esse servem para melhor compreensão e entendimento do que é o REDD+. As comunidades tiveram oportunidade para tirar dúvidas e a Malungu fica satisfeita de possibilitar esse diálogo em dois dias muito produtivos”, afirmou.

*Estagiária sob supervisão de Sara Raíra Leal



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...