IPAM participa de mapeamento do uso do solo nos países panamazônicos

21 de março de 2019 | Notícias

mar 21, 2019 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participou do projeto MapBiomas Amazônia, que faz o mapeamento do uso do solo em nove países da América do Sul. A iniciativa será lançada hoje, em Lima, no Peru, e os dados estarão disponíveis em amazonia.mapbiomas.org.

A primeira coleção traz mapas anuais da região panamazônica de 2000 a 2017 e contempla os biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado, Chaco, Andes e Tucumano boliviano, num trabalho conjunto entre as equipes que participam do MapBiomas no Brasil e técnicos dos países. O projeto é uma iniciativa da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG).

O IPAM, além de responder pelo mapeamento do Cerrado, faz a análise completa da Guiana, Guiana Francesa e Suriname, até que instituições locais assumam o trabalho.

O MapBiomas é uma iniciativa civil, que nasceu em 2015 pela união de pesquisadores e instituições brasileiras. No ano passado, o grupo lançou sua terceira coleção para o país, cobrindo informações sobre cobertura e uso dolo solo em cinco biomas – Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa – de 1985 a 2017.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...