IPAM lamenta morte do Papa Francisco, aliado na proteção da Amazônia

22 de abril de 2025 | Opinião

abr 22, 2025 | Opinião

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) lamenta a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos de idade. Em seus 12 anos na liderança da Igreja Católica, o pontífice exaltou a proteção da Amazônia e de seus povos, em especial indígenas e ribeirinhos.

“Sentimos a perda de Francisco, o primeiro papa latino-americano e um aliado na proteção da Amazônia. Suas palavras de sabedoria foram recebidas em todo o mundo como um esforço no diálogo pela ação climática e cooperação internacional em prol da nossa casa comum”, diz André Guimarães, diretor executivo do IPAM.

 

Papa Francisco em visita a povos indígenas na Colômbia (Foto: Servizio Fotografico L’Osservatore Romano)

 

Francisco foi o primeiro papa a convocar um Sínodo para a Amazônia, realizado em 2019 com o objetivo de tratar da realidade Pan-Amazônica. Em reflexão, publicada na exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”, o papa escreve sonhar “com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida”.

Anos antes, em 2015, às vésperas do Acordo de Paris, Francisco também foi pioneiro ao publicar “Laudato Si”, uma carta encíclica sobre o cuidado com o planeta, a casa comum da humanidade. No documento, ressalta: “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”.

O mesmo texto cita São Francisco de Assis, santo católico que inspirou a escolha do nome papal de Jorge Mario Bergoglio, como “exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade”.

Com pêsames, o IPAM se solidariza diante da comunidade católica global e faz votos de que a próxima liderança desta Igreja siga os passos de Francisco, rumo ao desenvolvimento sustentável com equidade e respeito.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...