IPAM inaugura obras para beneficiar agricultura familiar no Mato Grosso

16 de maio de 2023 | Notícias

maio 16, 2023 | Notícias

Por Luiza Melo*

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) inaugurou duas obras resultantes do projeto Agroflorestas de Querência, no Mato Grosso: o Viveiro de Querência, que passou por uma reforma para ampliar o local com um laboratório; e a Casa do Mel, que foi criada visando a melhoria da produção dos agricultores familiares. A inauguração foi realizada na última sexta-feira (12) durante o evento de finalização das atividades do projeto, na Câmara Municipal de Querência.

A iniciativa é uma parceria do IPAM com o Programa REM MT (REDD Early Movers/Mato Grosso) e a Secretaria de Agricultura de Querência. Seu objetivo principal é fortalecer as cadeias produtivas sustentáveis da agricultura familiar, capazes de contribuir para a promoção do restauro produtivo.

O projeto beneficiou cerca de 60 produtores das cadeias produtivas do mel, mandioca e frutíferas, fortaleceu a união de apicultores do município, possibilitou diversas capacitações em sistemas produtivos, entregou insumos, forneceu assistência técnica aos agricultores e equipamentos para o Viveiro e a Casa do Mel.

“Para nós, ver as obras saindo é uma satisfação muito grande e esperamos, com isso, que a cadeia da apicultura cresça. Querência tem tudo para ser esse modelo de desenvolvimento pujante, de um agronegócio rentável e de uma agricultura familiar que produz alimentos de qualidade para o município, em equilíbrio com a questão ambiental”, afirmou o coordenador do IPAM no Mato Grosso, Richard Smith.

O seminário de encerramento do projeto também contou com a presença do prefeito de Querência, Fernando Gorgen, da coordenadora Geral do REM MT, Ligia Nara Vendramini, do coordenador do Subprograma de Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais, Marcos Paulo Balbino, e do representante do FUNBIO (Fundo Brasileiro para Biodiversidade) José Luiz Monsores.

Durante o evento, Gorgen ressaltou a importância das obras para o fortalecimento da economia do município. “Hoje nós demos um passo muito importante. Quanto mais diversificar [as culturas], quanto menos monoculturas, mais forte é a economia”, concluiu.

Estagiária sob supervisão de Sara Raira Leal*



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...