IPAM entrega viveiros em região do Pará a partir de projeto florestal

6 de dezembro de 2022 | Notícias

dez 6, 2022 | Notícias

Por Mariana Güths*

A equipe do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com a Conservação Internacional do Brasil, viabilizou a construção de viveiros em Mojui dos Campos e em Trairão, municípios do Pará, na última semana de novembro. A ação foi realizada a partir do Projeto de Restauração Florestal no Tapajos, do IPAM, que tem como objetivo implementar unidades demonstrativas de restauro e apoio à agricultura familiar. Foram construídos dois viveiros um no Projeto de Assentamento Moju, em Mojui dos Campos (PA), e outro na Comunidade da Batata, no Trairão (PA), cada um com capacidade para 20 mil mudas. Ao todo, o projeto beneficia diretamente 22 famílias nos dois municípios.

A atividade teve participação da equipe técnica do IPAM de Santarém e Altamira em parceria com a Conservação Internacional do Brasil, e famílias beneficiárias ligadas a Associação dos Produtores Familiares do Batata (Asafab) e Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Belterra (Amabela). A ação foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro na Comunidade da Batata e, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Moju.

“Preparar as famílias em modelos de restauro e de negócios na Amazônia baseados na natureza, na ciência, no conhecimento tradicional e na agricultura regenerativa é o papel do IPAM”, afirma o coordenador e pesquisador do IPAM no Pará, Edivan Carvalho.

As mudas que serão produzidas nos viveiros serão utilizadas para fortalecer o processo de restauro nas comunidades, o que promoverá a geração de renda, alimento e a regularização ambiental dos imóveis rurais. Além disso, o projeto está realizando processos de capacitação das famílias em restauro florestal e em empreendedorismo, com foco na questão de gênero com a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e disponibilizando insumos e ferramentas para ajudar as famílias.

De acordo com Vera Lúcia, presidente da AMABELA, “esse projeto enriquece a propriedade de cada associada que foi beneficiada com a iniciativa, o que nos traz uma grande expectativa com cada mulher implantando em sua propriedade.”.

“O viveiro ficou muito lindo. Para nós, é de grande importância essa pareceria, que sempre apoia e incentiva a nossa comunidade. Queremos, também, repassar esse conhecimento para outras famílias”, diz Rosangela Silva Pereira, presidente da Asafab, sobre o projeto na Comunidade da Batata.

A capacitação foi desenvolvida em conjunto com as famílias, possibilitando trocas de ideias e experiências. Ainda, foram desenvolvidas ações que irão facilitar e garantir o bom desenvolvimento do sistema agroflorestal planejado. As práticas envolvem desde o planejamento do plantio até a abertura do berço, que são os espaços na terra que recebem as mudas, e cuidados futuros.

*estagiária sob supervisão de Natália Moura



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...