IPAM e ICMBio cooperam para fortalecer unidades de conservação

8 de agosto de 2017 | Notícias

ago 8, 2017 | Notícias

Promover o fortalecimento da governança de unidades de conservação (UCs) e garantir o desenvolvimento de plataformas que definirão o que é prioridade e onde atuar para que se evite problemas climáticos futuros, auxiliando na tomada de decisão e permitindo a participação da sociedade na gestão das UCs. Esse é o objetivo do acordo assinado nesta terça-feira (8) pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Agora será possível agilizar processos e entregar resultados mais palpáveis para gestores e a sociedade. “É preciso valorizar os instrumentos e as parcerias para as mais de 300 unidades de conservação no Brasil”, diz Ricardo Soavinski, presidente do ICMBio.

A colaboração é uma oportunidade ímpar para dar respostas mais rápidas.  “Valorizamos pouco a informação para a tomada de decisão no Brasil. Essa parceria vai dar mais celeridade para um grande patrimônio que são as UC’s”, acredita o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães.

O acordo vem também para fortalecer os trabalhos que o IPAM já desenvolve em conjunto com o ICMBio para a construção de índices de vulnerabilidade e oportunidade para unidades de conservação na Amazônia.

A previsão é de que a partir de julho de 2018 as plataformas SAMGe, SISFamília e SIGEO do ICMBio já estejam rodando.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...