IPAM celebra os 36 anos da COIAB

19 de abril de 2025 | Opinião

abr 19, 2025 | Opinião

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) parabeniza a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) por seus 36 anos de fundação. Criada em 19 de abril de 1989, a organização acumula uma história de luta e conquistas em torno dos direitos indígenas, impactando 180 povos originários na Amazônia.

Um parceiro de longa data do IPAM, a organização auxiliou na criação do sistema ACI-SOMAI (aplicativo Alerta Clima Indígena e o Sistema de Monitoramento da Amazônia Indígena), o aplicativo Alerta Indígena Covid-19pelo qual receberam conjuntamente o prêmio empreendedor social do ano — e ainda, dezenas de pesquisas e publicações relativas aos povos indígenas.

“Os 27 anos da COIAB dão a dimensão da importância dessa organização para a Amazônia, o Brasil e o mundo. Cada vez mais a ciência mostra o papel estratégico dos indígenas e das suas terras na redução dos impactos das mudanças climáticas, além do cuidado com a biodiversidade e os serviços ambientais, fundamentais para nossas vidas”, afirma André Guimarães, diretor executivo do IPAM.

Paula Guarido, pesquisadora do IPAM e coordenadora do Núcleo de Estudos Indígenas do Instituto, relembra a história de parceria entre as organizações. “Ao longo dos anos, construímos juntos uma trajetória de cooperação em espaços estratégicos, primeiramente focada na formação de lideranças do âmbito da COP [Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas] e na agenda de mudanças climáticas. Como uma instituição que produz ciência e atua em parceria com os povos indígenas, reconhecemos e enaltecemos a relevância da COIAB”, comenta.

 

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...