IPAM apresenta experiência com assentamentos no 8º Fórum Mundial da Água

15 de março de 2018 | Notícias

mar 15, 2018 | Notícias

O projeto “Nossa Água”, que beneficiou cerca de 500 famílias em assentamentos no Pará, será apresentado em duas sessões durante o 8º Fórum Mundial da Água, evento internacional que começa neste fim de semana em Brasília.

A iniciativa funcionou entre 2012 e 2017 e instalou 156 sistemas de abastecimento utilizando diferentes tecnologias sociais para viabilizar água potável para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. O projeto foi executado pelo IPAM com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e em parceria com o INCRA e organizações de base de três territórios da região oeste do Pará.

A primeira sessão, que tem o título de “Realidades invisíveis”, trata da segurança hídrica em situações de vulnerabilidade; a segunda, da interação entre decisões políticas e parcerias de compartilhamento de benefícios. Ambas representam o âmago do “Nossa Água”: a universalização do acesso ao recurso.

“Dividir essa experiência no Fórum Mundial da Água é uma oportunidade para quebrar a falsa impressão que a Amazônia tem abundância desse recurso disponível para todos. Ter acesso a água potável para suprir necessidades básicas é um desafio em várias comunidades dos assentamentos rurais que atuamos”, afirma a pesquisadora do IPAM e coordenadora do projeto, Erika Pinto.

Antes do projeto, muitos assentados tinham de percorrer mais de 20 quilômetros para conseguir água, e nem sempre ela era adequada para o consumo. Para resolver o problema, foram identificadas as tecnologias para abastecimento mais adequadas em cada região, considerando questões como disponibilidade em corpos d’água subterrâneos, geografia local, custos e costumes da comunidade. Os usuários também passaram por capacitações para usar a tecnologia e gerir o recurso de forma sustentável.

“O grande ganho desse projeto foi o aumento da segurança alimentar e nutricional e a diminuição do risco de doenças causadas pelo consumo de água em condições impróprias”, explica Pinto.

Além da apresentação, o projeto também concorre a um prêmio no fórum, com um minidocumentário que conta sua história, na categoria “Melhores soluções para compartilhamento de água”. Clique aqui e vote!

Sessão temática: Realidades invisíveis: água e saneamento para populações em situações de vulnerabilidade

Quando: 20 de março (terça-feira), de 11h a 12h30, na sala 23

Sessão temática: Pessoas, ciência e governos: dados e conhecimento sobre água e metas climáticas

Quando: 21 de março (quarta-feira), de 16h30 a 18h, na sala 30

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...