Incêndios causados por ação humana atingem o Cerrado no interior de MT

7 de agosto de 2021 | Notícias

ago 7, 2021 | Notícias

Em expedição de campo, pesquisadoras do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e do Woodwell Climate Research Institute, dos Estados Unidos, estiveram nesta sexta-feira (6) em área de agricultura familiar em Aguaçu (MT) atingida por um incêndio na mata. O fogo escapou de uma queimada de pasto próxima e alcançou uma área de produção agrícola e a vegetação nativa – exemplo claro da importância do bom manejo e dos riscos associados à prática nesta época do ano.

Produtores rurais tiveram prejuízos no cultivo da laranja, com mangueiras de irrigação destruídas. O gado chegou a ficar preso pelo fogo. O combate foi feito pelo Batalhão de Emergências Ambientais de Mato Grosso.

“A limpeza de pastagem é o principal tipo de fogo que ocorre no Brasil. Alguém foi limpar o pasto, não conseguiu controlar, e o fogo acabou escapando para a área de plantio”, diz a diretora de Ciência no IPAM, Ane Alencar, presente na expedição. “O Cerrado é um bioma que evolui com o fogo, então as pessoas acham que todo fogo que acontece no Cerrado é natural. Só que o fogo natural não acontece com essa frequência, nem com essa intensidade. Normalmente, deveria ocorrer mais perto das chuvas, quando acontecem tempestades de raio”, explica Alencar.

A expedição, que começou nesta mesma sexta-feira, tem como objetivo criar soluções para o controle mais eficiente de incêndios e queimadas, que se agravam no período da seca. É uma parceria entre IPAM, Woodwell Climate e o batalhão.

“Mesmo com as coordenadas, achar a localização exata do foco de incêndio pode demorar horas. A falta de sinal e de conexão para a comunicação entre as equipes também é um problema”, diz a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Woodwell Climate Manoela Machado. Esse é um exemplo do espaço que existe entre as informações de satélite, processadas por cientistas, e a prática do campo. “Pretendemos entender o máximo possível como funcionam essas duas pontas, a ciência e o combate, para propor um formato automatizado no futuro.”

A expedição continua até o dia 13, passando por três biomas de Mato Grosso: Cerrado, Amazônia e Pantanal. Um diário da viagem é compartilhado no Instagram do IPAM.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...