Seu Estrelo: festejar figuras do Cerrado para exaltar o bioma por meio da cultura

16 de setembro de 2024 | Notícias

set 16, 2024 | Notícias

Por Mariana Abuchain*

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é um grupo criado há 20 anos que se tornou patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal em 2024. Tico Magalhães, mestre do movimento, descreve que a tradição nasceu para contar como o bioma foi criado, por meio da mitologia e de figuras sagradas da biodiversidade. “O objetivo é levar essas figuras junto do batuque e do samba pisado – que é um ritmo criado também pelo grupo – para o Cerrado e para Brasília”.

É dessa forma lúdica, com apresentações, festejando e tocando, que o movimento pretende conscientizar as pessoas que habitam o bioma sobre a sua importância e como o ser humano está devastando-o de forma acelerada, impactando sua fauna e flora.

O grupo possui um Centro Tradicional de Invenção Cultural e recebe todos os ensaios e ações culturais. “É um espaço aberto a discussões e a essa busca pela ligação às invenções populares. Convidamos pessoas que tragam novos olhares, ciência popular, conhecimento. Já recebemos convidados como Ailton Krenak, Genipapos, Geni Núñes, Dona Fiota, Mestra Kalunga, líderes e mestres da nossa cultura popular”, conta Tico.

“A gente sempre fala muito dessa coisa de deixar o lugar habitar a gente e a tradição popular tem essa ligação muito profunda com o local, com a comunidade, com o próprio espaço. A cultura popular não é de panfletar, mas anuncia algo que já sabemos: a importância da natureza para todos”, conclui o mestre.

 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...