Feira Internacional de Turismo da Amazônia exalta bioeconomia paraense

29 de agosto de 2024 | Notícias

ago 29, 2024 | Notícias

Dez empreendedores da bioeconomia puderam expor seus produtos na 12ª edição da FITA (Feira Internacional do Turismo na Amazônia), realizada em Santarém (PA), no final do mês de agosto. A participação foi viabilizada pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com a Semas-PA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) por meio da Gerência de Bioeconomia.

Três dos empreendimentos são de agricultores familiares da região da Transamazônica e do Xingu que trabalham em parceria com o IPAM no projeto Sustenta & Inova, apoiado pela União Europeia.

“Nossa presença na feira é uma forma de apoiar e promover iniciativas locais que refletem o potencial da Amazônia”, diz Thaynara Cavalcante, analista de pesquisa do IPAM.

Expositora presente na feira, Jiovana Lunelli é da empresa Cacau Xingu – um dos empreendimentos apoiados pelo Projeto Sustenta & Inova. “Vejo a bioeconomia e os bionegócios como uma saída para a agricultura familiar, além de serem produtos saudáveis”, explica.

Segundo Lunelli, além da verticalização dos produtos à base de cacau, há diversas possibilidades de uso para outros componentes da floresta, como a castanha do Pará, o cumaru, o babaçu e o cupuaçu.

A feira possibilitou aos empreendedores oportunidades de negócios, networking e visibilidade para suas marcas. A Cacau Xingu foi um dos empreendimentos a fechar contratos e parcerias com empresários locais.

A Feira é uma realização do Governo do Pará, por meio da Setur (Secretaria de Estado de Turismo), que este ano teve o tema “Amazônia Viva: Encontros Mágicos nos rios Tapajós e Amazonas”. Houve ainda oficinas gastronômicas, apresentações culturais, palestras e mesas-redondas para discutir temas relevantes ao setor.

Em sua fala durante a abertura, Mauro O’de Almeida, Secretário da Semas-PA, falou sobre as iniciativas do governo para alavancar os empreendimentos sustentáveis. “O plano de bioeconomia acolhe a agricultura familiar e aqueles que querem empreender com soluções baseadas na natureza, com nossos ingredientes da floresta. É assim que nós vamos fazer a transformação socioeconômica do Estado do Pará”.

Sustenta & Inova: valorização e fortalecimento da agricultura familiar

O projeto Sustenta & Inova busca desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, além de promover o desenvolvimento das cadeias de valor na Amazônia brasileira, com foco na conservação da biodiversidade; redução do desmatamento e restauração da paisagem; mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e redução do desmatamento.

Na região Transamazônica, a iniciativa atua em seis municípios apoiando 20 empreendimentos e 250 famílias de agricultores familiares. As atividades incluem a regularização ambiental, intensificação dos sistemas produtivos, agregação de valor nas cadeias produtivas, comunicação para valorização da produção familiar e fortalecimento da gestão das organizações.

Os empreendedores recebem assistência técnica individual e coletiva; equipamentos ou insumos e apoio em obras e instalações para transição; capacitações sobre sistemas de produção, acesso ao crédito e suporte na adequação ambiental dos imóveis rurais.

Financiada pela União Europeia, a iniciativa é coordenada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e conta com a parceria do IPAM, do Cirad (Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...