Especialistas dos estados da Amazônia Legal debatem licenciamento ambiental

12 de dezembro de 2024 | Notícias

dez 12, 2024 | Notícias

Técnicos e gestores dos estados na Amazônia Legal se reuniram em Brasília, a convite do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e do Consórcio da Amazônia Legal para trocar experiências a respeito do licenciamento ambiental na região. O encontro buscou identificar soluções colaborativas e integradas para fortalecer o licenciamento ambiental e aprimorar os processos de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) em conformidade com o Código Florestal. 

O licenciamento ambiental é um processo administrativo que visa assegurar que atividades ou empreendimentos potencialmente poluidores, ou que utilizem recursos naturais, sejam planejados e executados de maneira a minimizar e compensar seus impactos no meio ambiente. Ele é regulamentado por legislações e órgãos específicos, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, dependendo da natureza do empreendimento e das autorizações necessárias.

Durante o encontro, pesquisadores do IPAM apresentaram os resultados de um estudo que analisou as formas como o licenciamento ambiental é feito na Amazônia. 

“Em dois anos, realizamos o mapeamento de 19 fluxos e processos do licenciamento ambiental e, a partir dele, identificamos 24 experiências exitosas e 128 oportunidades de melhoria em licenciamentos ambientais”, detalha Clarisse Guerreiro, pesquisadora do IPAM.

Foram dois dias de trabalho intenso junto aos representantes de 9 Órgãos Ambientais de Meio Ambiente (OEMAs) de 7 Estados, que se empenharam em pensar em soluções para: viabilizar o condicionamento da emissão de Autorizações de Supressão de Vegetação (ASV) à validação do CAR; disponibilizar informações consistentes sobre o licenciamento ambiental e desmatamento legal (ASV); elaborar protocolo de qualificação de desmatamento legal e ilegal. E ainda foi promovida uma breve discussão sobre a integração das mudanças climáticas ao licenciamento ambiental.

O Seminário contou com a presença do Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos, no painel que discutiu a integração do CAR com a ASV. Além disso, também houve a oportunidade de conhecer o Sistema de Informação Geográfica e Gestão Ambiental de Roraima (SIGGARR) e o Painel de Monitoramento do Desmatamento do Estado do Tocantins. Ao final do evento se deu a consolidação de uma rede de trabalho, batizada pelos integrantes como ReLA (Rede Licencia Amazônia) – Construindo Soluções para o Licenciamento Ambiental da Amazônia. 

O evento foi realizado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, executado pelo IPAM, por meio do projeto Amazon Puzzle, apoiado pela Norad (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento). Esta iniciativa também recebeu apoio da Fundação Wallmart.

 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...