Estudantes analisam incentivos econômicos do Código Florestal

19 de julho de 2017 | Notícias

jul 19, 2017 | Notícias

Fazer com que os tomadores de decisão tirem o Código Florestal do papel e usem os incentivos econômicos previstos na lei é fundamental para que ela atinja seu objetivo. Pensando nisso, estudantes da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, e brasileiros estão analisando como estabelecer um mercado de cotas de reserva ambiental (CRA) em Mato Grosso para regular demanda e oferta, definir áreas com risco de desmatamento e que desempenham importantes funções ecológicas.

O estudo também irá mapear áreas desmatadas no estado que precisam ser urgentemente restauradas de acordo com variáveis ecológicas.

O trabalho faz parte de uma parceria entre a universidade, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Woods Hole Research Center (WHRC). Em intercâmbio, os estudantes têm dois meses para desenvolverem a análise e a proposta de solução para problemas vistos na Amazônia.

“É preciso que eles tenham contato com a floresta amazônica para entenderem os problemas no chão e construírem recomendações”, afirma a pesquisadora do IPAM Raissa Guerra, uma das coordenadoras da iniciativa.

Como parte do curso, os alunos passaram uma semana na Fazenda Tanguro, em Querência (MT), onde o IPAM desenvolve experimentos científicos para compreender como gerar mudanças positivas, de grande escala, em um dos ecossistemas mais importantes e vulneráveis do mundo.

“É impressionante ver o impacto de cada experimento, o cotidiano dos pesquisadores e as perguntas que podem ser respondidas por meio das análises”, diz Mariana Botero, aluna de políticas públicas da Universidade de Chicago.

Este é o segundo ano de intercâmbio, uma oportunidade para alunos de pós-graduação estudarem os principais desafios da política ambiental no Brasil e criarem recomendações práticas para o governo brasileiro. O resultado do trabalho será apresentado em um seminário, em Brasília, em agosto.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...