Especialistas discutem como responsabilizar infratores ambientais

5 de agosto de 2023 | Notícias

ago 5, 2023 | Notícias

Em busca de soluções contra a prática do desmatamento ilegal, um grupo de especialistas promoverá um debate, durante a Cúpula da Amazônia, para encontrar caminhos jurídicos para a punição dos infratores. A discussão será realizada no dia 6 de agosto, das 8h às 10h, no Hangar de Belém.

O Side Event “Combate ao desmatamento ilegal na Amazônia: meios jurídicos para responsabilização de infratores ambientais” terá dois painéis com os temas: Combate ao desmatamento ilegal: ferramentas legais e atuação do Judiciário e Executivo, com representantes do STJ (Superior Tribunal de Justiça), da AGU (Advocacia-Geral da União), MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima), MPF (Ministério Público Federal), entre outros; e Dano climático e meios jurídicos de responsabilização, onde falarão IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Observatório do Clima, iCS (Instituto Clima e Sociedade), CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e MPPA (Ministério Público do Estado do Pará).

“Ferramentas jurídicas, alicerçadas sobre fundamentos científicos, se tornarão cada vez mais fundamentais no combate aos ilícitos socioambientais, em especial àqueles ligados a grilagem de terras públicas e a destruição de recursos naturais da região”, avalia Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM.

Ao longo do evento, serão abordados temas como a legislação aplicável, as ferramentas legais existentes, e os processos judiciais e administrativos para impor sanções e buscar a reparação pelos danos causados ao meio ambiente e ao clima. Dois projetos já estão em vigor: Amazônia Protege, idealizado em 2017 pelo Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de promover a devida responsabilização pelo desmatamento ilegal, e a Força-Tarefa Amazônia do MPF, criada em 2018, para combater crimes ambientais.

Além disso, serão apresentados casos de litígios climáticos que utilizam novas abordagens para efetuar a responsabilização de desmatadores ilegais.

 

Programação:

Painel 1 – Combate ao desmatamento ilegal: ferramentas legais e atuação do Judiciário e Executivo

Este painel tem como objetivo explorar as diferentes ferramentas legais disponíveis para responsabilizar aqueles que praticam desmatamento ilegal, bem como o papel do Judiciário e do Executivo nesse processo. Serão discutidos casos emblemáticos, jurisprudências relevantes e abordagens utilizadas para enfrentar o desmatamento ilegal e buscar a reparação pelos danos causados ao meio ambiente e ao clima.

Participantes:

Herman Benjamin – STJ

Brenda Brito – Imazon

Mariana Cirne – AGU

André Lima – MMA

Raquel Dodge – MPF

Representante Pan-Amazônico – a confirmar

Moderação: Caio Borges – iCS

 

Painel 2 – Dano climático e meios jurídicos de responsabilização

Este painel irá explorar o tema do dano climático causado pelo desmatamento ilegal e as possibilidades jurídicas de responsabilização dos agentes causadores desses danos. Serão discutidas as implicações legais das mudanças climáticas, as abordagens utilizadas para efetuar a responsabilização e as oportunidades de cooperação entre setores público e sociedade civil para fortalecer os mecanismos legais existentes.

Participantes:

Paulo Moutinho – IPAM

Suely Araújo – OC

Caio Borges – iCS

Márcio Luiz – CNJ

Eliane Moreira – MPPA

Moderação: Julia Norat – iCS

 

Serviço:

CÚPULA DA AMAZÔNIA – SIDE EVENT

Evento: Combate ao desmatamento ilegal na Amazônia: meios jurídicos para responsabilização de infratores ambientais

Data: 6 de agosto

Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia – Belém do Pará (PA)

Horário: 8h às 10h

 

Contato para a imprensa:

Marcelo Freitas

Gerente de Comunicação do IPAM

+ 55 (61) 99964-2598

marcelo.freitas@ipam-staging.chama7.com



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...