Especialistas debatem melhorias no monitoramento do Cerrado

23 de agosto de 2023 | Notícias

ago 23, 2023 | Notícias

Por Lucas Guaraldo*

Pesquisadores apresentam dados de desmatamento, superfície de água e uso do solo no Cerrado, assim como os métodos utilizados para a coleta de dados sobre vegetação nativa durante o IV Workshop de Especialistas do Cerrado. Durante o evento também foram organizadas rodas de conversa, divididas por tema, para a coleta de sugestões e relatos de uso das plataformas da rede MapBiomas.

Segundo Julia Shimbo, pesquisadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e coordenadora científica do Mapbiomas, o estudo sobre o Cerrado é um tema amplo e fundamental para avançar os esforços de conservação no Brasil. Para Julia, além de apresentar os dados, debater com especialistas ajuda a entender as demandas e os desafios para a pesquisa científica no Cerrado.

“A gente tem discutido os processos de degradação, de desmatamento e a conservação no Cerrado como um todo para direcionar a tomada de decisões, mas também para apresentar os desafios que temos pela frente e a grande demanda de informação necessária para a preservação do bioma”, apontou.

A reunião de pesquisadores foi realizada no dia 17 de agosto, em Brasília, com o objetivo de discutir os resultados, oportunidades e desafios do mapeamento da cobertura, uso da terra e degradação no Cerrado. O evento foi organizado pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com o Laboratório de Ecologia da UnB (Universidade de Brasília e o The Nature Conservancy.

Além de pesquisadores do IPAM e da Rede MapBiomas, o workshop também contou com a participação de Mercedes Bustamante, presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

“Esse evento reuniu uma série de conhecimentos acumulados e novas informações que tem levado o conhecimento sobre o Cerrado a outro patamar. Hoje temos mais qualidade, mais acuidade, e esses esforços são extremamente relevantes nesse momento crítico das medidas de conservação no nosso país”, pontuou Bustamante, que faz parte do Conselho Deliberativo do IPAM.

O workshop também contou com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do clima e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Brasília, Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Estadual Paulista e técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Jornalista no IPAM, lucas.itaborahy@ipam-staging.chama7.com*



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...