Encontro dos Povos tem oficinas do Tô no Mapa e MapBiomas

15 de setembro de 2023 | Notícias

set 15, 2023 | Notícias

Por Karina Custódio*

Entre as atividades do X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, realizado com o apoio do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental) de 13 a 16 de setembro em Brasília, esteve a oficina de ferramentas de combate à vulnerabilidade e invisibilidade de PCTAFS (Povos,Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares), no segundo dia de evento.

A oficina apresentou a história e as funcionalidades do aplicativo Tô No Mapa, que funciona em parceria com a Plataforma de Territórios Tradicionais do Ministério Público Federal. O trabalho do IPAM na rede MapBiomas também foi tema da atividade.

Isabel Castro, pesquisadora no IPAM e coordenadora do Tô no Mapa apresentou iniciativa.

Isabel de Castro, coordenadora do Tô no Mapa, apresentou a iniciativa.

“O Tô no Mapa é um aplicativo de celular para mapeamento de povos e comunidades tradicionais. Ele é gratuito, funciona offline e, nele, você pode desenhar a sua comunidade, inserir a sua área e colocar informações sobre situações de conflito que estão acontecendo”, diz Isabel Castro, pesquisadora no IPAM e coordenadora da iniciativa. Ela acrescentou que o Tô no Mapa possibilita identificar o uso da terra e gerar um relatório sobre cada informação inserida.

Durante a formação, a quilombola e agente de saúde Enilda Alves expressou que o maior empecilho na titulação do quilombo Bom Sucesso, localizado no Maranhão, é que a definição de seu perímetro não foi feita pela comunidade, assim, sua área foi reduzida no processo de reconhecimento, que continua incompleto.

“Nunca tivemos a chance de delimitar nosso território, por isso este momento está sendo mais que importante”, declara ela.

Representantes do Quilombo Bom Sucesso (MA), participaram da oficina.

Até o momento, o Tô no Mapa tem 241 territórios cadastrados pelas comunidades, que abrigam, em conjunto, 24.706 famílias. As comunidades têm a opção de enviar as informações para se registrar também na Plataforma de Territórios Tradicionais.

A integração entre Tô no Mapa e Plataforma é possível graças à parceria com o CNPCT (Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais), que reúne lideranças de comunidades tradicionais e representantes do Governo Federal. O Conselho e a Plataforma foram apresentados na oficina pelo geraizeiro Samuel Leite, que integra o CNPCT.

MapBiomas como ferramenta de monitoramento

Pesquisadores do IPAM conduziram oficina sobre MapBiomas.

Pesquisadores do IPAM orientaram a como usar o MapBiomas.

Os pesquisadores do IPAM e integrantes da equipe Cerrado, da rede MapBiomas, Wallace Vieira e Roberta Capim mostraram como observar a evolução da vegetação e das áreas queimadas por meio da plataforma. Também foram fornecidos dados sobre a cobertura vegetal dos estados e municípios ligados às comunidades tradicionais presentes no evento.

A quilombola Enilda Alves comentou sobre os dados de seu município, Mata Roma (MA). “Fico admirada porque, quando olhamos o plantio de soja tão grande, pensamos que ele tomou tudo, que não tem mais floresta, mas pelo mapa dá para ver que ainda temos muita floresta”, expôs a agente de saúde.

Após a apresentação das ferramentas, os participantes foram orientados individualmente. Mais de 15 organizações e comunidades tradicionais participaram da formação.

X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Realizado desde 2001, o Encontro dos Povos do Cerrado reúne comunidades e organizações de todo o bioma para organizar demandas e trocar experiências sobre a preservação. O evento é uma realização da Rede Cerrado, composta por 60 organizações – entre elas o IPAM – em conjunto com mais de 300 parcerias.

 

 

Tô no Mapa

Idealizado em 2018, o Tô no Mapa é uma iniciativa conjunta de IPAM, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado e Instituto Cerrados.

 

 

 

 

*Jornalista no IPAM

 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...