Em parceria com ABDI, IPAM mapeará potencial da bioeconomia na Amazônia

15 de dezembro de 2023 | Notícias

dez 15, 2023 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) assinou, nesta quinta-feira (14), um convênio com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para a elaboração de um diagnóstico do potencial da bioeconomia nos nove estados da Amazônia Legal. A parceria visa identificar informações ligadas à bioindústria com o intuito de viabilizar e promover a estruturação de novos modelos de negócios.

“Essas pautas da sustentabilidade, bioindústria e do social estão ligadas. Envolve resultados para a sociedade. A parceria vai, a partir do diagnóstico, promover o engajamento para trazer desenvolvimento da bioindústria na Amazônia Legal”, avaliou Cecilia Vergara, presidente interina da ABDI.

O diretor-executivo do IPAM, André Guimarães, enfatizou que o combate ao desmatamento é apenas uma face das soluções para a Amazônia e admitiu que o processo de desenvolvimento econômico ficou em segundo plano.

“O Brasil ficou muito tempo virado de costas para a Amazônia. Precisamos desenhar o futuro. Este é o embrião de longa parceria. O esforço contra o desmatamento não vai ser o suficiente se não apresentarmos alternativas para que a Amazônia possa empreender com a floresta em pé”, afirmou.

A diretora de Gestão da ABDI, Perpétua Almeida, considera a parceria estratégica para identificar promover o diagnóstico da agroindústria, alavancar a preservação ambiental e promover o crescimento tecnológico repercutindo em soluções para a população da Amazônia.

“Nós queremos um portfólio da bioindústria do Brasil. Trazer luz para aquilo que está na sombra, vai fazer com que a gente vá enxergando os atores, mulheres, populações tradicionais, ribeirinhos”.

“É uma semente estruturante. Uma oportunidade gigantesca para a Amazônia, peça central do Brasil no xadrez climático, seja para soluções ambientais ou para a indústria. Reestruturar as cadeias produtivas torna-se um diferencial do Brasil para além da commodities de pecuária e agricultura”, enfatizou Eugênio Pantoja, diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM.

Os resultados do projeto, que tem duração de 24 meses, serão apresentados a ministérios, bancos, fundos internacionais e financiadores.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...