Documentário “O chamado do cacique” é lançado nesta terça-feira

16 de abril de 2024 | Notícias

abr 16, 2024 | Notícias

Por Lays Ushirobira*

O minidocumentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro” estreia nesta terça-feira (23), em evento gratuito na Caixa Cultural Brasília, das 18h às 22h. Na ocasião, serão exibidos também curtas de artistas indígenas: “Artesanato”, “Memórias nas coisas do vovô” e “Menire djapej: o trabalho das mulheres”.

A cerimônia de lançamento – que coincide com o Acampamento Terra Livre (22 a 26/04, em Brasília) e o Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas (15 a 26/04, em Nova York) – contará com a participação de líderes indígenas, representantes do governo, cientistas e sociedade civil. Entre os confirmados, estão Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Joênia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); além de Beptuk Metuktire e Mayalú Txucarramãe, nova geração de lideranças da etnia Mebêngôkre (Kayapó), que representarão o cacique Raoni Metuktire no evento.

Produzido pelo projeto Amazoniar do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em parceria com o Instituto Raoni, o filme foi gravado durante a reunião organizada em julho do ano passado pelo cacique Raoni, que uniu povos indígenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, em prol do futuro do planeta.

O documentário celebra a jornada do cacique em defesa dos direitos humanos enquanto destaca a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não indígenas. Ilustra também as histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos seus direitos e cultura. Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças das mulheres indígenas.

“Os povos originários mantêm uma relação íntima com seus territórios e são essenciais para que o país e o mundo se adaptem às mudanças climáticas. Eles estão dispostos a contribuir com a solução. Contudo, para oferecer essa contribuição à humanidade, precisam que seus direitos, territórios e tradições sejam respeitados. Somente assim, através de seu modo de vida, poderão contribuir significativamente para o equilíbrio climático global”, conta Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar no IPAM e diretor do documentário.

“Ao produzir o documentário, nosso objetivo no Amazoniar foi contribuir para que os indígenas brasileiros projetem suas vozes e levem o chamado do cacique mais longe, para que todos somem à luta pelos direitos dos indígenas e, por consequência, contribuam para o equilíbrio climático mundial. Este não é apenas um chamado por ação. É um convite para escutar, aprender e preservar juntos com nossos povos originários”, disse Ramos.

A Caixa Cultural Brasília continuará a exibir as produções audiovisuais nos dias 24, 25 e 26. Confira a programação completa aqui.

Cartaz: Link 
Programação: Link 

Estreia do documentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro” 
Data: 23 de abril de 2024 (terça-feira), das 18h às 22h
Local: Caixa Cultural Brasília – Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília – DF
O evento é gratuito e não requer inscrição, mas está sujeito à lotação máxima da Caixa Cultural Brasília

Sinopses 

“O chamado do cacique: herança, terra e futuro” 
Direção: Lucas Ramos e Rafael Coelho
Aos 91 anos, o cacique Raoni Metuktire, chefe dos Mebêngôkre (Kayapó) e uma das principais lideranças indígenas do país, segue firme na defesa dos direitos humanos e da Amazônia. Seu chamado reúne povos indígenas na aldeia Piaraçu, às margens do Rio Xingu, e ecoa para o resto do mundo: é preciso honrar os conhecimentos ancestrais e fortalecer o diálogo entre todos – indígenas e não indígenas – pelo futuro do planeta.

“Artesanato” 
Direção: Are Yudja
“Artesanato” explora o rico legado dos povos do Alto Xingu através de suas artes. Narrado pelas vozes de quatro artesãos, o filme destaca a transmissão de conhecimento de geração para geração, enfatizando a importância de manter vivas essas práticas para a preservação da identidade, da memória e da cultura indígena. Ao documentar a sabedoria incorporada nos artesanatos dos povos do Xingu, o curta é um testemunho poderoso da resistência cultural e um chamado à valorização das ricas tradições que formam o tecido da diversidade brasileira.

“Memórias nas coisas do vovô”
Direção: Matsi Waura Txucarramãe, Kokokaroti Txukahamãe Metuktire, Kaiani Trumai
“Memórias nas coisas do vovô” é um episódio da websérie “AMERIM COMUNICA” produzida por jovens cineastas Mebêngôkre (Kayapó) e explora as histórias deste povo através das lembranças compartilhadas por um Ancião com sua neta. Ao descobrir uma fotografia antiga, a neta inicia uma conversa íntima que revela a origem das aldeias Mebêngôkre  e o encontro marcante de seu avô com o líder Raoni. Este curta-metragem entrelaça a importância da memória e da transmissão de saberes entre gerações, destacando a rica cultura Mebêngôkre e sua identidade.

“Menire djapej: o trabalho das mulheres” 
Direção: Kokokaroti Txukahamãe Metuktire, Nhakmo Kayapó, Nhakpryky Metuktire, Bepunu Kayapó
Episódio da websérie “AMERIM COMUNICA” dos jovens cineastas Mebêngôkre (Kayapó), o curta adentra o universo singular das mulheres deste povo, capturando a essência de suas atividades diárias. O filme documenta os momentos de união e intimidade, quando juntas, elas se dedicam às práticas tradicionais de seu cotidiano. Também revela a leveza com que realizam suas tarefas, enquanto ressalta a força e o papel fundamental que desempenham na preservação da cultura e da sustentabilidade de sua comunidade. Este episódio serve como um registro vital para as futuras gerações Mebêngôkre, um lembrete poderoso do valor do trabalho feminino na estrutura social e cultural de seu povo.

Credenciamento de imprensa 

Jornalistas interessados em participar do evento de lançamento no dia 23/04 devem se credenciar preenchendo o formulário aqui.

Contato para imprensa 
Marcelo Freitas
+ 55 (61) 99964-2598
marcelo.freitas@ipam-staging.chama7.com

Sara R. Leal
+ 55 (62) 99255-2742
sara.pereira@ipam-staging.chama7.com

 

*Consultora de comunicação do Amazoniar



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...