Doação de medula é um gesto de solidariedade e o IPAM abraça essa causa

2 de fevereiro de 2024 | Notícias

fev 2, 2024 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) pede licença para, neste 2 de fevereiro, abordar a importância da doação de medula óssea. A razão é especial: há um ano, nosso diretor-executivo, André Guimarães, celebrou nesta data o que passou a ser chamado de seu “segundo aniversário”.

Para ser um doador e ajudar a salvar vidas, basta se cadastrar no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o que pode ser feito no hemocentro mais próximo de você.

Felizmente, André contou com a doação vinda de um familiar. Mas não é necessário ser parente para doar. Só no ano passado, mais de 126 mil novos doadores não aparentados se cadastraram para doar a uma pessoa fora do círculo familiar – um aumento de 13,5% em relação a 2022, que teve 111 mil novos doadores registrados.

Top 3

Com 5,7 milhões de voluntários, o Brasil é o terceiro país do mundo com maior registro de doadores de medula óssea, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha, respectivamente.

No ano passado, segundo dados do REDOME, foram realizados 366 transplantes não aparentados. Considerando as doações entre familiares, nas quais a busca pelo doador se dá pela compatibilidade entre parentes próximos, o Ministério da Saúde somou 1,9 mil transplantes só no primeiro semestre de 2023.

A medula óssea é um tecido que fica no interior dos ossos, responsável pela produção das células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Em torno de 80 doenças podem ser tratadas por meio do transplante, como leucemias e anemias.

Sem fila

O tempo de espera médio para encontrar um doador compatível pelo REDOME é de 70 dias. O processo ocorre de maneira simultânea para todos os pacientes, o que dispensa a criação de uma fila. Em dezembro, haviam 798 pacientes em busca de uma doação não familiar no Brasil.

Para doar

A doação de medula óssea pode ser feita de duas formas: por meio de punções com agulhas nos ossos da bacia, ou pela coleta de sangue. No primeiro caso, o doador recebe uma anestesia geral e o procedimento ocorre em um centro cirúrgico, durando em torno de duas horas. Já a segunda opção não precisa de anestesia, exige apenas tomar uma medicação dias antes da doação.

Para ser um doador voluntário, é só se cadastrar no hemocentro mais próximo e coletar uma amostra de sangue. É preciso:

A limitação de idade para cadastro no REDOME levou em consideração critérios técnicos e estudos científicos que indicam que doadores mais jovens melhoram os resultados do transplante não aparentado. Assim, a chance de doadores acima de 35 anos serem selecionados para transplante é muito inferior a doadores mais jovens, e doadores mais jovens permanecem mais tempo no registro.

Capa: A medula óssea, nesta imagem, se assemelha a um rio amazônico visto de cima (Foto: Reprodução/Creative Commons)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...