Conexão entre lavoura e floresta é tema de evento na Alemanha

22 de abril de 2025 | Notícias

abr 22, 2025 | Notícias

Por Lucas Guaraldo*

 

André Guimarães, diretor executivo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) participa nesta quinta-feira, dia 24 de abril, do “GLF FORESTS 2025: Definindo a próxima década de ação”, evento organizado pelo Fórum Global de Paisagens, em Bonn, na Alemanha. O evento irá discutir a preservação de florestas e a integração entre áreas produtivas e a vegetação nativa, criando paisagens resilientes, de baixas emissões e que protejam os serviços ambientais e a produtividade agrícola.

O Fórum Global de Paisagens é uma organização multissetorial que apoia o desenvolvimento de paisagens produtivas e resilientes às mudanças climáticas no campo. O grupo também tem atuado na construção de ferramentas de financiamento para a proteção de florestas e estratégias de transição energética. Atualmente o fórum é composto por mais de 10 mil organizações de 185 países.

“A agricultura tropical do futuro vai precisar de ter a vegetação nativa como parte do seu processo produtivo. Vamos ter que encontrar formas de integrar esses dois cenários como uma forma de proteger a agricultura do Brasil das mudanças climáticas. Isso é uma mudança de paradigma porque a prática atual é tirar a vegetação para fazer agricultura”, destaca Guimarães.

Durante o evento serão apresentadas iniciativas do IPAM voltadas para a redução do desmatamento no campo, como o CONSERV, que paga produtores rurais pela preservação de áreas de vegetação que poderiam ser legalmente derrubadas. Desde 2020 o programa já firmou 21 contratos com produtores rurais de Mato Grosso e Pará, evitando a emissão de mais de 2 milhões de toneladas de CO2 e protegendo mais de 20 mil hectares de vegetação.

O projeto GALO (Global Assessment from Local Observations) também receberá destaque. A iniciativa investiga a relação entre agricultura e preservação de vegetação natural dentro dos biomas da Amazônia e do Cerrado e o impacto de fatores como condições climáticas e a produtividade agrícola.  A pesquisa é conduzida na Estação de Pesquisa Tanguro, laboratório de pesquisa a céu aberto coordenado pelo IPAM em Querência, em Mato Grosso.

Sobre o evento

O evento será realizado no dia 24 de abril, às 12h15 (horário de Brasília), na secretaria do Fórum Global de Paisagens, em Bonn, na Alemanha, e contará com transmissão online via Zoom mediante inscrição.

Abertura

  • Alice de Moraes Amorim Vogas, chefe da unidade da COP 30 do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Governo do Brasil.
  • Célia Xakriabá, ativista indígena e deputada federal.

Painel 1: de olho na COP 30

  • Daniele Violetti, diretor sênior da UNFCCC
  • André Guimarães, diretor executivo do IPAM Amazônia
  • Garo Batmanian, diretor geral do Brazilian Forest Service
  • Caroline Busse, fundador e CEO da Nadar

Painel 2: de olho na próxima década

  • Subhra Bhattacharjee, diretor geral do FSC International
  • José Campos, CEO da Sustainable Agriculture Network
  • Susy Gaby Díaz González, advogada indígena e presidente do Bari Wesna

Encerramento

Dr. Robert Nasi, diretor geral do CIFOR e diretor de Ciência do CIFOR-ICRAF.

 

Jornalista do IPAM, lucas.itaborahy@ipam-staging.chama7.com*

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...