Diagnóstico de feiras orgânicas motiva estratégia para agricultura familiar

30 de agosto de 2018 | Notícias

ago 30, 2018 | Notícias

Representantes de associações de agricultores familiares, produtores orgânicos, órgãos governamentais e sociedade civil se reuniram para debater estratégias de fortalecimento das feiras de produtos orgânicos e agroecológicos de Rio Branco, Acre, na última quinta-feira (23).

O debate ocorreu durante o “IV Encontro da Câmara Estadual de Comercialização da Produção Familiar do Estado do Acre”. Essa é uma iniciativa promovida no âmbito do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável na Amazônia apoiado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ no Brasil) em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).

O diagnóstico das feiras orgânicas e agroecológicas de Rio Branco foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em consórcio com a EcoConsult com o objetivo de criar subsídios para a identificação dos principais desafios relacionados à oferta e demanda nas cadeias de comercialização de produtos da agricultura familiar, seja da sociobiodiversidade ou agroecológicos. A pesquisa foi realizada em junho e julho e apresenta o perfil dos consumidores, feirantes e organizadores das feiras.

Para Jarlene Gomes, coordenadora regional do IPAM no Acre, o projeto traz a oportunidade de gerar mudanças a partir de um processo de inovação na área de comercialização de produtos da agricultura familiar, sejam agroecológicos, orgânicos ou da sociobiodiversidade.

“A produção orgânica e agroecológica é o futuro das florestas e a sustentabilidade do planeta, porque alia uma produção sem agrotóxico a uma preocupação com bem estar social voltado para a saúde, educação, políticas públicas e meio ambiente. É importante discutir como esses produtos podem chegar ao mercado consumidor beneficiando tanto a população urbana quanto a população rural, permitindo produzir comida de verdade e unindo o campo à cidade”, afirma o participante da oficina e coordenador geral do Pesacre, Eduardo Amaral Borges.

Os dados serão periodicamente atualizados e a pesquisa ampliada para um número maior de feiras. Tudo ficará hospedado em uma plataforma de acesso público desenvolvida para fortalecer os espaços de diálogo e as organizações envolvidas nesta agenda, que será lançada até o final do ano. Os dados levantados também vão axiliar a atualização do mapa de feiras orgânicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Jesuína Alves Braga é organizadora da feira de orgânicos que acontece em Rio Branco toda sexta-feira e sábado, há 20 anos, para ela a relação de confiança com os consumidores é o ponto forte, porém ainda falta investimento em infraestrutura na feira. “Somos o primeiro grupo de orgânicos do estado do Acre. Tem consumidor que vai todo final de semana desde 1997 e hoje em dia os netos já têm a cultura de comprar na feira, é uma vivência passada por gerações. São os consumidores que fazem com que a gente continue no espaço, mas o local poderia ser mais adequado.”

“É imprescindível fortalecer a produção, porque sem produção não tem comercialização. Para isso é preciso investir em assistência técnica, auxílio ao crédito e pesquisa. Assim, o produtor pode trazer para as nossas mesas produtos com respeito tanto à natureza quanto à saúde. Quando você consume orgânico, você consome saúde e está valorizando o meio ambiente, agregando valor tanto para sua vida como para todos os seres que estão em volta”, afirma Maria Rosângela Barbosa, agrônoma e funcionária da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Oficinas como a de Rio Branco também ocorrerão nas cidades de Santarém (PA), Belém (PA) e Macapá (AP), em setembro. Para mais informações entre em contato com Erika Pinto (erika@ipam-staging.chama7.com) ou André Machado (andre.machado@eco-consult.com).

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...