Futuro da Amazônia passa pela busca de respostas a novas perguntas

6 de novembro de 2021 | Notícias

nov 6, 2021 | Notícias

A Amazônia e os caminhos para um desenvolvimento sustentável da região, que conciliem crescimento econômico e preservação ambiental, foram temas de um evento que o IPAM participou hoje, na COP26, que acontece em Glasgow (Escócia).

“Precisamos promover a ciência e entender a dinâmica da Amazônia. E não há solução mágica, então é preciso buscar a cooperação entre governos internacionais, setor privado, sociedade civil, instituições científicas e líderes políticos”, afirmou o diretor-executivo do instituto, André Guimarães.

A diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, destacou que ainda há grandes questões a serem respondidas, mas fundamentais na construção desse caminho. “Quanto estamos perdendo como nação por não manter a floresta? Precisamos mostrar para a sociedade que a floresta tem um valor também financeiro, além do sentimental, biológico e social.”

O governador do Pará, Helder Barbalho, também presente no evento, reforçou a importância de estratégias estaduais e do Plano de Recuperação Verde, lançado pelo Consórcio Amazônia Legal, que estimula o combate ao desmatamento ilegal, a redução da emissão de gases estufa e a geração de emprego e renda.

“Não podemos estimular que haja um conflito na sociedade, sem aceitar ilegalidade”, disse o governador. “A floresta em pé não é um problema, é uma oportunidade. Buscamos o consórcio entre floresta e gente, as pessoas e o bioma.”



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...