Depois da Alemanha, ópera multimídia sobre os ianomami estreia em São Paulo

6 de julho de 2010 | Notícias

jul 6, 2010 | Notícias

Estreia em São Paulo no dia 21 deste mês a ópera “Amazonas – teatro música em três partes”, que esteve em cartaz no início de maio em Munique, na Alemanha. Trata-se de um espetáculo multimídia em três atos que mistura a cosmologia ianomâmi com recursos audiovisuais e conceitos científicos modernos.

Os ianomâmi são um dos maiores grupos indígenas remanescentes na Amazônia, e vêm há anos denunciando a invasão de suas terras por garimpeiros.

A ópera usa a visão de mundo indígena como ponto de partida para contrapor a espiritualidade dos xamãs a uma visão tecnológica-científica do mundo.

A ideia, segundo os organizadores, é propor um novo olhar sobre diferentes aspectos da Amazônia – biodiversidade, mudanças climáticas, queimadas e a ameaça à existência dos povos tradicionais. O xamanismo ianomâmi serve de inspiração para o trabalho dos artistas do projeto, que foi inicado em 2006.

A ópera fica em cartaz no Sesc Pompeia até o dia 25 de julho, com exibições de quarta a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. O ingresso custa R$ 30.

“Amazonas – Teatro música em três partes” é uma coprodução do Instituto Goethe com Bienal de Munique, Sesc de São Paulo, Hutukara Associação Ianomâmi, Teatro Nacional São Carlos de Lisboa e Centro de Cultura e Mídia de Karlsruhe.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...