“Debate sobre petróleo virou Fla-Flu e precisa ser visto como oportunidade”

3 de abril de 2025 | Notícias

abr 3, 2025 | Notícias

O Brasil polariza o debate sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas e perde a oportunidade de liderar pelo exemplo trocando os combustíveis fósseis, que agravam as mudanças climáticas, por biocombustíveis.

A avaliação foi feita por André Guimarães, diretor executivo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) durante o evento “COP 30: momento decisivo para o enfrentamento da crise climática global, promovido, em Belém, pelos jornais “O Globo” e “Valor Econômico” e pela rádio CBN.

“Essa discussão está no lugar errado. Estamos fazendo um Fla-Flu, é sim ou não ao petróleo. Qual o melhor investimento para o Brasil: é furar petróleo na Margem Equatorial da Amazônia ou investir em biocombustíveis?”, questionou.

“Olhemos para as oportunidades que as mudanças climáticas pode trazer para o nosso país. Para nós, liderar pelo exemplo é possível fazer essa virada, gerando renda e emprego com os estados que precisam de royalties para se desenvolver”

André Guimarães também falou sobre os impactos da emergência climática para o agronegócio. “Historicamente, temos uma distribuição correta de chuva. Chove quando tem que germinar o grão, e para de chover quando tem que colher. Mas a atual desorganização do ciclo natural de chuvas, consequência do desmatamento, coloca a segurança alimentar do planeta em risco. Nesse cenário, a floresta, a vegetação nativa, passa a ser um fator de produção, e não um obstáculo a ser vencido para fazer agricultura.”

O diretor executivo do IPAM também apresentou soluções para a reduzir as emissões de gases do efeito estufa do Brasil.

“Metade das emissões do país decorrem do desmatamento. Em torno de 90% é ilegal. Se a gente combater o crime, se a gente parar de desmatar ilegalmente, a gente resolve quase metade do problema das emissões brasileiras”, enfatizou.

O painel reuniu também Helder Barbalho, governador do Pará; Paulo Artaxo pesquisador da USP (Universidade de São Paulo); e Rafaela Guedes, senior fellow no Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

 

Foto de capa: Marcelo Freitas/IPAM



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...