COP29: conhecimento dos povos indígenas contribui para a resiliência climática

11 de novembro de 2024 | COP29, Notícias

nov 11, 2024 | COP29, Notícias

Por Sara Leal*

O conhecimento técnico, científico e tradicional dos povos indígenas pode contribuir para a resiliência climática, disse Ronaldo Amanayé, liderança indígena, durante sua participação nesta segunda-feira (11) na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP29, em Baku, no Azerbaijão.

“Quando se fala de resiliência, nós entendemos o que é, pois sabemos como lidar com o planeta. Portanto, somos parte da solução. Só precisamos que o mundo nos respeite e considere o nosso conhecimento para ajudar no equilíbrio do planeta”, afirmou o líder indígena do povo Amanayé.

Ronaldo falou, ainda, sobre a necessidade de os povos originários terem apoio técnico, financeiro e científico para a fortalecerem seus conhecimentos.

O painel “O papel dos jovens e das perspectivas indígenas na formação da resiliência climática” também contou com a participação de Martha Felllows, pesquisadora do Núcleo de Estudos Indígenas do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

“Se as terras indígenas não forem demarcadas e protegidas, não conseguiremos resiliência climática para ninguém. Além disso, é preciso que povos indígenas e sua juventude sejam parte do processo de construção de políticas climáticas”, ressaltou Fellows.

*Coordenadora de Comunicação do IPAM, sara.pereira@ipam-staging.chama7.com



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...