Consulta Pública da PNGATI reúne mais de 200 lideranças indígenas

30 de junho de 2010 | Notícias

jun 30, 2010 | Notícias

Manaus – Reunir mais de 200 lideranças indígenas de 6 estados amazônicos para realizar a 5ª Consulta Pública sobre Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas – PNGATI. Esse foi o grande objetivo do evento realizado nos dias  25 a 28 de junho de 2010 na cidade de Manaus, realizado pela FUNAI e MMA. Além das lideranças indígenas representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia e Roraima, estiveram presentes organizações não governamentais (IPAM, ISA, TNC, CI, IEB, Visão Mundial) e representantes do governo, para debater e apresentar propostas ao documento elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI).

A PNGATI foi criada através da Portaria Interministerial nº. 276/2009 e nº. 434/2009 dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Justiça (MJ), com o apoio da FUNAI. O GTI tem por finalidade a construção de uma proposta de política nacional de gestão ambiental em terras indígenas, que deverá contemplar estratégias para garantir a proteção e o apoio necessário ao desenvolvimento sustentável dos povos indígenas em seus territórios.

Para algumas lideranças indígenas presentes no evento, o processo de consulta da PNGATI é um marco de construção de uma política pública que contou com a participação dos povos indígenas, de acordo com o direito de Consulta previsto na Convenção 169 da OIT.

Segundo Marcos Apurinã, coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), “a PNGATI representa a proteção dos direitos indígenas e, por isso, a importância da contribuição dos povos indígenas com suas sugestões acerca de suas experiências nas aldeias”. As Consultas anteriores foram realizadas nas regiões nordeste, sul-sudeste e Amazônia Oriental. Nessa 5ª Consulta Pública, os povos indígenas pronunciaram como querem que a PNGATI cumpra os seus objetivos de assegurar a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas e como fazer para garantir sua efetiva participação nas execuções das ações da PNGATI.

Está previsto que a assinatura do Decreto, que instituirá a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), aconteça antes do final do mandato do Governo Lula.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...