Concessões florestais no Brasil: modelo acertado, resultados tímidos

21 de maio de 2015 | Notícias

maio 21, 2015 | Notícias

O primeiro artigo de um volume especial sobre Desmatamento na Amazônia brasileira da revista científica “Elementa: Science of Anthropocene, que tem o Diretor Executivo do IPAM, Paulo Moutinho, como editor associado, foi publicado no mês de maio. Liderado pela Dra. Claudia Azevedo-Ramos, pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará e também colaboradora de pesquisas do IPAM, o estudo “The Evolution of Brazilian Forest Concessions” analisa a implementação das concessões florestais no Brasil desde seu início em 2007.

Embora as concessões tenham enorme potencial em contribuir para o uso e conservação das florestas tropicais, os autores concluem que as dificuldades encontradas não estão na operação, mas sim nas sobreposições de funções entre órgãos federais que aumentam a burocracia e trazem instabilidade para potenciais investidores; na baixa capacidade técnica das empresas madeireiras do segmento de florestas naturais; e na dificuldade do governo em debelar a exploração ilegal no entorno das áreas sob concessão.
Acesse o release com mais detalhes sobre o artigo

Acesse o artigo na íntegra

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...