“Coletar sementes é quase sagrado. É sentimento de pertencimento e união”

9 de dezembro de 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

dez 9, 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

Por Mariana Abuchain

Vanda Melo reside em um sítio no município de Carlindo, em São Paulo. Além de cultivar hortas e trabalhar com produção de leite,  a agricultora desenvolve atividades de  reflorestamento e restauração de ecossistemas florestais.

Contribui com projetos locais, como a entrega de hortaliças e leite para cooperativas, mas sua principal fonte de sustento é a coleta de sementes, principalmente de plantas crioulas.

“Nasci e fui criada na roça. Meus pais eram agricultores, mas nunca ensinaram as técnicas específicas de cultivo e manejo. Aprendi sobre o trabalho rural mais tarde, após enfrentar a difícil realidade de ser mãe solteira com cinco filhos”.

Durante 9 anos, acampou à beira da estrada antes de ser assentada. Foi no assentamento que começou a aprender sobre o cultivo e coleta. Desde então, tem se dedicado a coletar sementes como feijão-guandu, feijão-de-porco, gergelim e amendoim, além de produzir mudas e plantar árvores.

O Trabalho com Sementes e Reflorestamento

A coleta de sementes ocupa um lugar central na vida de Vanda. Ela se descreve como alguém que se “viciou” na atividade: observa constantemente as plantas e árvores ao seu redor, tenta descobrir seus nomes, tira fotos e faz a coleta com cuidado.

A agricultora realiza esse trabalho não só para replantar em sua propriedade, mas para atender a demanda local de sementes de regeneração natural de florestas e APPs (Áreas de Preservação Permanente.

Um exemplo do impacto ambiental de seu trabalho é o feijão-de-porco, utilizado em projetos de reflorestamento, pois suas raízes ajudam a adubar o solo.  “O processo de coleta de sementes, para mim, é quase sagrado. Eu e outras mulheres da comunidade participamos desse trabalho com um profundo sentimento de pertencimento e união”.

Devido à contribuição que presta ao reflorestamento, sua propriedade é reconhecida e tem recebido visitas de diversas pessoas, inclusive de outros estados e organizações. “Ao fazer isso, sinto que estou contribuindo diretamente para a conservação da floresta e para a biodiversidade local.”

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...