Código Florestal Brasileiro completa dez anos com semana de debates

23 de maio de 2022 | Notícias

maio 23, 2022 | Notícias

O Código Florestal Brasileiro, uma das leis ambientais mais importantes para a proteção das florestas tropicais e da vegetação nativa do Brasil e do mundo, completa dez anos na próxima quarta-feira, 25. Para marcar a data, uma série de oficinas e mesas redondas com especialistas será promovida a partir desta segunda-feira, 23, até a quinta-feira da próxima semana, 2 de junho, com atividades majoritariamente on-line, no evento Código Florestal +10.

No primeiro dia, especialistas debatem sobre Territórios Coletivos e Comunidades Tradicionais. A pesquisadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) Jarlene Gomes é uma das participantes. A mesa pretende ilustrar a diversidade desses territórios e comunidades rurais brasileiras e discutir sobre os desafios de dar visibilidade a esses grupos, a partir da garantia de seus direitos. Atualmente, populações tradicionais lidam com os riscos associados ao processo atual de inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural) para seus territórios. Busca-se evidenciar ainda o papel dos Territórios Coletivos e Comunidades Tradicionais na implementação do Código Florestal.

Na quarta-feira, aniversário do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), haverá o lançamento de dados inéditos sobre os avanços da implementação do Código, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial do evento e pelo canal do YouTube do Observatório do Código Florestal. Neste evento participa da mesa a diretora-adjunta de Políticas Públicas do IPAM, Gabriela Savian.

Na sexta-feira, o IPAM estará representado pelo seu diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Eugênio Pantoja, que fará a moderação da mesa de debate sobre compromissos do setor empresarial e financeiro para a adequação ambiental.

Na pauta da semana, as discussões irão focar especialmente em temas essenciais à implantação do Código Florestal Brasileiro, como: a necessidade do CAR para territórios tradicionais e coletivos; incentivos financeiros para a adequação ambiental e iniciativas privadas, como a agenda ESG (sigla para Environmental, Social and Governance. Em tradução livre, Governança Ambiental, Social e Corporativa) e seu compromisso com o meio ambiente.

Os debates envolverão também assuntos como a emergência climática e o Código Florestal como solução para a crise de biodiversidade e do clima, além dos entraves jurídicos que têm atrasado sua implantação.

“Organizamos dez dias de oficinas e mesas redondas para marcar os dez anos de um dos códigos mais estratégicos para o desenvolvimento e o futuro do país. Nosso objetivo é chamar a atenção à urgência de implementá-lo. Acreditamos que ocasião seja ideal”, explica Roberta del Giudice, secretária executiva do OCF (Observatório do Código Florestal)

A diretora-adjunta do IPAM, por sua vez, endossa que a Lei traz em seu arcabouço elementos fundamentais para a implementação de políticas públicas que assegurem a conservação ambiental aliadas à produção responsável. “Essas ações conjugadas garantem a segurança ambiental aos mercados e a expansão do agronegócio de baixas emissões, mas o primeiro passo é concluir a sua implementação para que possamos avançar com solidez”, ressalta.

A semana de comemoração pelos dez anos do Código vai reunir entidades e especialistas em conservação ambiental, como Raoni Rajão, professor de Gestão Ambiental da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e professor visitante em universidades como Lancaster University (Reino Unido); Amanda Faria Lima, analista no Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil e cofundadora do IGA (Instituto de Governo Aberto); Rafael Loyola, professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás e diretor do IIS (Instituto Internacional para Sustentabilidade); Beto Mesquita, engenheiro florestal e diretor de Políticas e Relações Institucionais da BVRio; Raimunda Monteiro, pós-doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), professora da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará); e Roberta del Giudice, secretária executiva do OCF, entre outros experts.

O Código Florestal +10 é uma iniciativa do Observatório do Código Florestal, rede de 39 organizações da sociedade civil, destinada a profissionais da área, estudantes e público em geral interessado no tema proteção florestal. O evento faz parte da plataforma Rio2030, que ativa, mobiliza e engaja diversos setores público e privado da sociedade.

O patrocínio é da NICFI (Norway’s International Climate and Forest Initiative) e do ICS (Instituto Clima e Sociedade), além de contar com o apoio da Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente) e dos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e da Bahia.

Confira aqui a programação completa do Código Florestal + 10.

Inscrições aqui.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...