Cientista Carlos Nobre é nomeado membro da academia Royal Society

13 de maio de 2022 | Opinião

maio 13, 2022 | Opinião

O climatologista brasileiro, um dos cientistas mais importantes do país, e ex-conselheiro do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) Carlos Nobre foi eleito nesta semana como membro estrangeiro da Royal Society, a academia de ciência mais antiga (desde 1660) ainda em atividade no mundo.

Após D. Pedro 2º (1825-1891), ele é o único brasileiro a ser aceito na entidade com sede em Londres. Para fazer parte dessa sociedade, os membros devem ter feito contribuições substanciais ao conhecimento de áreas do saber.

Pesquisador associado do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), Nobre trabalha há décadas com pesquisas focadas em clima e Amazônia.

Há mais de três décadas Nobre já apontava, em estudos, o risco de, com o avanço do desmatamento, o bioma chegar a um ponto de não retorno (em inglês, “tipping point”) e passar por um processo de savanização, secando e perdendo sua enorme biodiversidade e os serviços ambientais que presta ao mundo.

Ao problema trazido pelo desmate, soma-se a crise do clima, que nos empurra mais rápido para esse desfecho. “Isso nos coloca na beira do precipício do ponto de não retorno”, afirma em entrevista para a Folha de São Paulo.

Segundo o pesquisador, sua escolha como membro da Royal Society se deve à preocupação mundial em salvar a Amazônia da savanização, que, inclusive, já se mostra presente em trechos destruídos da floresta.

O cientista ressalta que, caso o ponto de não retorno seja atingido, dificilmente metas climáticas globais postas pelo Acordo de Paris serão cumpridas, mais um ponto que atrai a atenção internacional.
“O último relatório de IPCC só faltou bater na cara da sociedade, dos políticos com o risco que nós estamos vivendo no planeta. E partimos imediatamente para diminuir as emissões? Não. As emissões continuam a aumentar e, por causa da guerra na Ucrânia, estão aumentando mais ainda”, afirma Nobre à Folha.

“Carlos Nobre, além de um grande cientista, é um incansável defensor da Amazônia e de ações firmes e urgentes para o combate às mudanças climáticas globais. Foi, é e sempre será uma grande inspiração para jovens pesquisadores preocupados com o futuro da humanidade, a exemplo de muitos cientistas do IPAM”.

O IPAM parabeniza e comemora o ingresso do pesquisador para a renomada academia, que com sua participação, certamente trará ainda mais contribuições à ciência e para o mundo.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...